Apresentar e trocar experiências de administração pública, principalmente no que se refere ao desenvolvimento sustentável. Esse é o principal objetivo do encontro da rede Uberlac de Cidades Sustentáveis na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, e que conta com a participação de representantes de Goiânia. Nesta quarta-feira o prefeito Paulo Garcia fez uma exposição no evento, e ficou satisfeito com a interação que teve com os representantes das outras cidades.
Ouça a entrevista na íntegra:
{mp3}stories/audio/Reportagens_Jornalismo/2011/corrida paulo garcia{/mp3}
“A prefeita de Trujillo, no Peru, quer conhecer o nosso plano diretor na área ambiental, o representante da cidade de Manaus, que é a outra única cidade brasileira presente aqui também quer. Conversamos muito com a cidade de Madrid, e também Bilbao estão interessados em vários processos que nós utilizamos para trocar experiências com a realidade deles, que é uma realidade semelhante em alguns aspectos”, destacou Paulo, em entrevista ao repórter da Rádio 730, Frederico Jotabê, que acompanha o encontro em Cartagena.
Um dos temas que gerou boa troca de experiências durante o primeiro dia do encontro foi a circulação de veículos pesados, e o relato de Madrid foi acompanhado com atenção pelo prefeito de Goiânia. “É um problema complexo em qualquer grande cidade, lá também foi. O que eu achei interessante é que eles criaram uma mesa pra realização de um seminário durante três, quatro meses que determinou quais as regras que seriam seguidas por todos”, analisou Paulo.
Recentemente, a Câmara Municipal aprovou a lei que regula este tema, e até que a legislação seja normatizada ainda há um período de 180 dias. Nesse aspecto, a experiência de Madrid foi válida. “No seminário sentaram representantes da sociedade civil, academia, as universidades e o poder público, e as representações sociais organizadas. Algo semelhante ao Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico da cidade de Goiânia, que já fez três reuniões, isso nos encorajou a fortalecer esse Conselho para discussão desse tema”, complementou o prefeito.
Mutirama
Da Colômbia, Paulo acompanhou a decisão do Juiz da 8ª Vara da Justiça Federal de Goiás, Emilson da Silva Nery, de negar o pedido de paralisação das obras do Mutirama, feito pelo Ministério Público Federal. O prefeito ressaltou a importância de que as obras continuem, mas só ficará tranquilo quando vier a decisão em última instância. “Se de pronto o juiz não acatou a liminar, é já um bom sinal que muito provavelmente no mérito também a gente tenha êxito”, comentou.
“Essa é uma obra muito importante para Goiânia, aqui na apresentação as pessoas todas ficaram impressionadas, o representante da cidade de Florença pediu o nosso livreto ‘Goiânia a cidade dos parques’, a apresentação do nosso vídeo, que foi muito bem executado, eu tive a sorte de trazer um vídeo que mostra Goiânia na sua plenitude”, ressaltou o prefeito.