O prefeito Paulo Garcia (PT) aguardou a chegada da tocha olímpica a Goiânia na Câmara Municipal, no final da tarde desta terça-feira (5). O objeto símbolo dos jogos do Rio 2016 e que carrega a chama olímpica entrou no estado de Goiás nesta quarta-feira (4). A capital goiana é a sétima das 15 cidades pelas quais o revezamento vai passar.
Em entrevista exclusiva ao repórter Rafael Bessa, da 730, o prefeito enalteceu o evento e disse que o momento é único. “É um momento de festa, de alegria para a cidade. Eu penso que um evento de tamanho porte, mundial, onde os olhos do mundo estão voltados para o Brasil e, portanto por todo o trajeto da tocha olímpica, que é o símbolo maior dessas Olimpíadas, deve ser comemorado por todos nós como um momento histórico. Não sabemos quando provavelmente passará por aqui uma tocha olímpica”, afirma.
Os jogos terão início no próximo dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Embora seja em outra cidade, o prefeito acredita que Goiânia, assim com as demais capitais, fica reconhecida mundialmente pela importância dos jogos.
“Acredito que isso é um reconhecimento por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI), da pujança do Brasil, das capitais brasileiras, e nós como goianienses estamos muito felizes. O momento é de comemorar, de festejar e de desejar que a olimpíada seja de pleno sucesso e que nós tenhamos um Brasil cada vez mais forte, cada vez mais desenvolvido”, ressalta.
Assim como na Copa do Mundo em 2014, Goiânia ficou de fora também das Olimpíadas, já que o futebol será disputado também fora do Rio de Janeiro, em outras cinco capitas. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. Sobre o fato que de a capital goiana não sediar grandes eventos, a exemplo da olimpíada e do mundial, Paulo Garcia diz que não é hora para lamentações. “Eu acho que nesse momento temos que ser todos brasileiros, temos que comemorar que a olimpíada é no Brasil. Não há frustração, pelo contrário, há orgulho de ser brasileiro.
Depois de Goiânia, a tocha deverá seguir nesta sexta-feira (6) para Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. No sábado, encerra sua passagem pelo estado de Goiás em Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. O próximo estado será Minas Gerais.
Afastamento de Eduardo Cunha
O prefeito Paulo Garcia falou sobre a aprovação do afastamento do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ocorrido no final da tarde desta quinta (5). O pedido liminar do produrador-geral da República, Rodrigo Janot, foi acatado nesta manhã pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavaski.
“Decisões judiciais se cumprem. Se você por acaso ou porventura discorda, você tem que se manifestar nos autos. O STF decidiu, está decidido. Me parece que vamos viver tempos difíceis, complexos, onde a maturidade, o bom senso, a temperança precisam predominar”, comentou Paulo Garcia.
Cunha é investigado pela Operação Lava-Jato por suporto recebimento de propina, além de ser alvo de denúncia no Conselho de Ética da Câmara. Apesar da suspensão do mandato, Cunha mantém os direitos de parlamentar, como o foro privilegiado.