Nesta quinta-feira (22), às 20h, a Sagres TV exibe uma edição especial do programa Pauta 2, dedicada à uma reflexão dos 18 anos da Lei Maria da Penha. O programa também estará disponível no canal do YouTube do Sistema Sagres.
A apresentação, conduzida por Jéssica Lima, Ananda Leonel e Samuel Straioto, explora a trajetória dessa importante legislação que transformou o tratamento dos casos de violência doméstica no Brasil. A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que virou símbolo da luta contra a violência doméstica após sofrer graves agressões.
Assista ao programa
O primeiro bloco do programa analisa o histórico da lei e os desafios enfrentados na sua implementação. A comandante do Batalhão Maria da Penha, da Polícia Militar de Goiás, a Major Dyrlene Seixas Santana, discute o impacto dessa legislação, as críticas comuns e a evolução da lei ao longo dos anos.
Atualidades e aplicação da lei
O segundo bloco traz uma visão sobre como a Lei Maria da Penha é aplicada atualmente. O debate estende para os desafios enfrentados pela PMGO para garantir a eficácia da lei e as medidas de proteção adotadas para as vítimas. Também é discutido o papel das campanhas educativas e como a população pode colaborar para reforçar o cumprimento da legislação.
O papel das instituições no apoio às vítimas
No terceiro bloco, o foco é no trabalho de instituições como o Centro de Valorização da Mulher (CEVAM), localizado em Goiânia. Carla Monteiro, presidente do Cevam, compartilha detalhes sobre os serviços oferecidos pela instituição e como ela contribui para a proteção e apoio a mulheres vítimas de violência. A conversa também aborda os desafios enfrentados pelo Cevam e as histórias de superação das mulheres assistidas pela entidade.
Não perca!
Acompanhe o Pauta 2 na quinta-feira (22), às 20h, na Sagres TV e no canal do YouTube do Sistema Sagres. O programa oferece uma análise abrangente sobre a Lei Maria da Penha. Além disso, os seus impactos e desafios e o trabalho fundamental das instituições que apoiam as vítimas de violência doméstica.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: ODS 5 – Igualdade de Gênero e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.