(Foto: Reprodução)

Apresentada há dez anos na Câmara, a proposta de emenda constitucional 412, que dá autonomia funcional e administrativa à Polícia Federal terá como relator o deputado goiano, João Campos (PRB), que disse em entrevista à Sagres 730, nesta terça-feira (27), que vai apresentar o relatório pela admissibilidade ainda nesta semana.

Segundo ele, vai ficar ao arbítrio do presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR) pautar para os próximos dias. Além disso, João Campos explicou que já havia apresentado um parecer favorável à proposta na legislatura anterior, quando também relatou a PEC, segundo ele, a apresentação será semelhante à de junho de 2016, que não chegou a ser votada.

Para João Campos, a Polícia Federal já tem uma autonomia relativa. “A Polícia Federal adquiriu tanta credibilidade junto à sociedade, que qualquer governante que tentar interferir, vai se dar mal”, avaliou. “Acho que temos que transformar isso em uma garantia formal, um texto constitucional, para que a Polícia Federal tenha autonomia administrativa e financeira”, completou.

Ouça a entrevista completa:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/671785463&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}