O deputado federal Thiago Peixoto é um dos remanescentes da equipe de governo de Marconi Perillo. Ele que era secretário de Educação na gestão anterior, agora está à frente da Secretaria de Planejamento (Seglan). Em entrevista à Rádio 730, na manhã desta sexta-feira (6), ele disse que na próxima semana deve ser concluído o levantamento, desenvolvido com conjunto com a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, que visa reduzir gastos do Estado.
De acordo com Thiago, ainda não está definido se o projeto vai ser enviado à Assembleia ou se será implementado por meio de decretos do governador Marconi Perillo. “É muito provável que a gente mande uma revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO),” diz.
No final de 2014, o governador Marconi Perillo anunciou a reforma administrativa, que pelos cálculos do governo, vão gerar uma economia anual de R$ 300 milhões. O segundo passo prevê realizar uma economia ainda maior, mas Thiago prefere manter a cautela e manter os valores em segredo por enquanto.
Ouça a entrevista completa de Thiago Peixoto à Rádio 730: {mp3}stories/2015/fevereiro/THIAGO_PEIXOTO__06_02{/mp3}
A secretária de Educação, Raquel Teixeira, que assumiu o cargo no início deste ano, em entrevista à Rádio 730, criticou a retirada da titularidade dos servidores da Educação no Estado. Thiago Peixoto, o autor da medida, preferiu não polemizar com a nova gestora, e se limitou a dizer que ele tem autonomia na pasta, e que, foi preciso tomar medidas amargas para que a área se desenvolvesse no Estado. Para este ano, titular da Segplan estima que os recursos para a Educação sejam mais volumosos, devido ao repassse do pré-sal para a área estabelecido por lei.