Os representantes brasileiros na Copa Sul Americana de 2013 serão conhecidos apenas quando forem definidas as oitavas de final da Copa do Brasil da próxima temporada. Isto porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que as equipes que representarão o país serão as oito melhores colocadas nas Séries A e B, que não estiverem entre as 16 que jogarão as fases finais da competição nacional.

As oitavas de finais da Copa do Brasil serão compostas por 10 times que se classificarão nas três primeiras fases da competição mais os seis representantes brasileiros da Taça Libertadores da América.

O Goiás e o Atlético têm chances de disputarem o torneio internacional mais uma vez. Inicialmente, eles não podem se classificarem para as oitavas de final da Copa do Brasil, que correspondem a quarta fase da competição. Seguindo os critérios estabelecidos pela CBF, o Verdão é o 12º na lista de preferência para a Copa Sul Americana, enquanto o Dragão é o 17º.

Além de não se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Goiás precisa que pelo menos quatro das 11 equipes que estão à sua frente na classificação do Campeonato Brasileiro conquistem vagas para a quarta fase do torneio nacional. O caso do Atlético é um pouco mais complicado. Para chegar a competição internacional, nove dos 16 times que estão melhores ranqueados precisam chegar às oitavas da Copa do Brasil. Lembrando que estes times disputarão 10 vagas.

Os dois times goianos já jogaram a Copa Sul Americana. O Atlético disputou a competição nesta temporada, quando foi eliminado pelo Universidad Católica, do Chile, na segunda fase, depois de eliminar o Figueirense na primeira. O Goiás participou do torneio em 2004, 2005, 2007, 2009 e 2010, quando chegou à final e foi derrotado pelo Independiente, da Argentina.

Confira abaixo o ranking de preferência para a Copa Sul Americana. Lembrando que algumas posições podem ser alteradas na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, que será disputada no próximo final de semana (1 e 2).

Vasco
Botafogo
Cruzeiro
Internacional
Santos
Flamengo
Ponte Preta
Náutico
Coritiba
10º Portuguesa
11º Bahia
12º Goiás
13º Criciúma
14º Atlético-PR
15º Vitória
16º Sport
17º Atlético-GO
18º Figueirense