A revista inglesa ‘FourFourTwo’ foi injusta com Pelé. No ranking da revista divulgado nesta segunda-feira (10), Lionel Messi foi eleito o melhor jogador de todos os tempos. A publicação inglesa atualizou a lista de 2017 com os 100 melhores atletas de futebol da história, segundo os seus critérios de avaliação. Messi aparece em primeiro, seguido por Maradona, Cristiano Ronaldo e Pelé.

Em 12 de julho de 1980, Pelé foi eleito como o Atleta do Século 20 pelo jornal francês L’Equipe. O brasileiro foi eleito por uma votação entre jornalistas da área esportiva da época. Pelé ganhou a disputa com 178 pontos contra 169 votos do americano, Jesse Owens.

Nas olimpíadas de Berlim, em 1936, Owens, com 23 anos, calou o ditador nazista Adolf Hitler ao conquistar 4 medalhas de ouro no atletismo. Neto de escravos, nascido no Alabama, nos EUA, Owens atropelou a ideologia nazista da supremacia da raça ariana.

A votação do jornal francês foi injusta com o americano Owens? Pode ter sido. Quem se arrisca a fazer uma escolha com essa complexidade, além da estabelecer a polêmica, pode apresentar um resultado injusto para os competidores. Por mais que os critérios para a escolha sejam rígidos e o corpo de jurados qualificados a chance de cometer injustiça é grande.

Pelo que pesquisei, a FOURFOURTWO fez a avaliação com base numa breve biografia de cada um dos integrantes da lista, no estilo contagem regressiva justificando a posição escolhida. É muito difícil definir o critério mais justo para a votação.

Em qualquer regra estabelecida, a escolha para mim é injusta principalmente para os atletas que já morreram ou estão fora de combate (Pelé inclusive está na cadeira de rodas). Os jogadores que estão em atividade levam vantagem. Mesmo o jurado estudioso e criterioso tende a ficar com a última impressão.

É a tal história, quem não é visto não é lembrado. Nesse sentido, Messi e Cristiano Ronaldo levam vantagem sobre os concorrentes. Acho que cada atleta teve o seu tempo. Pelé reinou no período da sua atividade esportiva. Maradona foi o melhor no esplendor da sua forma física e técnica. Já Messi divide com Cristiano Ronaldo, há vários anos, a condição de melhor do mundo.

Como a polêmica está longe de acabar deixo voto para Pelé. Para mim, o eterno  Rei do Futebol! Salve, o Rei!