(Foto: Banco de Imagem)

Goiânia completa hoje 124 dias sem chuva, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o ano de 2019 registra um índice de chuva abaixo do normal. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, André Amorim, disse em entrevista à Sagres 730, nesta quarta-feira (18), que a perspectiva é que na próxima semana ocorra pancadas de chuva.

De acordo com o gerente André Amorim, há uma massa de ar quente e seco que paira sobre o centro-oeste. O fenômeno, segundo ele, é uma influência do El Niño (fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical). “A princípio nós estamos passando por um período de neutralidade, mas ainda tendo características do El Niño, que é o tardar da chuva”, afirmou.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Semad afirmou que, por enquanto, a chuva só vai começar a partir de 15 de outubro e que haverá uma variabilidade, ou seja, pode haver uma pausa após as primeiras chuvas. “É preciso aguardar as chuvas mais volumosas, porque a princípio, entre os dias 15 e 20 de outubro, haverá as primeiras chuvas, mas pode haver um período sem esse volume”.

Ouça +

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/682864685&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}