A quinta-feira contou com apenas um jogo da Copa América. E o confronto, válido pelo grupo C, encerrou a segunda rodada do torneio com vitória magra do Peru sobre a Venezuela: 1 x 0

Em Valparaíso, a partida deixou a desejar na parte técnica. A seleção venezuelana ficou com um jogador a menos desde os 27 minutos da etapa inicial, quando Amorebieta foi expulso após pisar no atacante Paolo Guerrero. Com isso, o selecionado “vinhotinto” se fechou na marcação.

A postura defensiva deu certo até os 26 minutos do segundo tempo, quando Cueva lançou a bola para dentro da área, buscando Guerrero. A zaga cortou mal e a bola sobrou com o atacante Cláudio Pizarro, que chutou forte com a canhota, no alto, para marcar o gol da vitória peruana.

O resultado deixa as quatro equipes do Grupo C com 3 pontos. Em primeiro lugar está o Brasil, que marcou dois gols e leva vantagem no confronto direto contra o Peru (vitória canarinho por 2 x 1), segundo colocado, também com dois gols marcados. Com apenas um tento a favor, a Venezuela está em terceiro, ficando a frente da lanterninha Colômbia também por conta do confronto direto (vitória por 1 x 0).

Na última rodada da primeira fase, a Colômbia encara o Peru no domingo, às 16h (de Brasília), em Temuco. Às 18h30 do mesmo dia, o Brasil enfrenta a Venezuela no estádio Monumental, em Santiago.