Uma das favoritas a ficar com o troféu da Copa do Mundo do Catar, a Argentina foi surpreendida pela Arábia Saudita e tropeçou na estreia do Grupo C. A vitória dos árabes por 2 a 1, de virada, foi marcada por situações históricas. Uma delas a primeira vitória da seleção do Oriente Médio sobre os argentinos em cinco confrontos, antes o retrospecto registrava dois empates e duas vitórias para a seleção sul-americana.

A Argentina volta a perder em uma estreia de Copa do Mundo após 32 anos. A última vez havia sido na Itália, em 1990, quando acabou derrotada por Camarões na primeira rodada. O revés desta terça-feira (22) também quebra uma invencibilidade que já durava 36 partidas da seleção albiceleste.

Messi faz história

Apesar do tropeço, a partida entra para a história de Lionel Messi. Ao entrar em campo contra a Arábia Saudita no Estádio Nacional de Lusail, o atacante se torna o quinto atleta da história a disputar cinco edições de Copa do Mundo. Antes dele completaram a marca os mexicanos Antonio Carbajal e Rafa Marquez, o alemão Lothar Matthaus e o italiano Gianluigi Buffon. Outro que completará a marca nesta edição do mundial é Cristiano Ronaldo, que estreia nesta quinta-feira (24) contra Gana.

Outro número importante atingido por Messi contra os árabes é resultado do gol de pênalti convertido no início do primeiro tempo. Ao lado do brasileiro Pelé, dos alemães Uwe Seeler e Miroslav Klose, e do português Cristiano Ronaldo, ele balançou as redes em quatro edições de Copa do Mundo.

Ao marcar gol em 2006, 2014, 2018 e 2022, Messi se tornou o primeiro argentino a atingir essa marca, superando ídolos como Gabriel Batistuta e Diego Maradona que fizeram gols em apenas três edições da competição. Fazer história no Catar é especial, já que esta será a última Copa do Mundo de Lionel Messi.

‘Hat-trick’ de gols anulados

Além dos recordes quebrados por Messi e do feito histórico da Arábia Saudita, o duelo também ficou marcado pelo três gols anulados da Argentina. Ainda no primeiro tempo, o camisa 10 anotou o seu segundo gol, que posteriormente foi invalidado por impedimento. O atacante Lautaro Martínez também balançou as redes em duas oportunidades, mas em ambas o argentino também estava em posição irregular.

Com sete impedimentos, a seleção comandada por Lionel Scaloni é a que mais teve impedimentos marcados em um tempo de Copa do Mundo.

Fora da lista, mas no Catar

Nas cadeiras do estádio que será palco da final da Copa do Mundo, um torcedor ilustre da seleção albiceleste. Artilheiro do Campeonato Brasileiro com 26 gols marcados e do Brasil com 44, o atacante Germán Cano, do Fluminense, assistiu de perto a estreia de seu país no Mundial. Em suas redes sociais, postou fotos ao lado da esposa e do filho Lorenzo.

Por conta das boas atuações e dos números anotados durante a última temporada no Brasil, Cano chegou a ser pedido entre os convocados da Argentina para o Catar, mesmo assim ficou fora da lista do técnico Lionel Scaloni.

Rivalidade

Brasil e Argentina não se enfrentam na fase de grupos da Copa do Mundo, mas o confronto pode acontecer no mata-mata da competição. Ainda sim, a rivalidade não é deixada de lado nem quando os ‘hermanos’ encaram a Arábia Saudita na estreia do Mundial. Tanto que nas cadeiras do Lusail, torcedores argentinos provocaram Daniel Alves, lateral da Seleção Brasileira, com uma faixa: “Dani Alves é um idiota”.

Mas a rivalidade não parou por aí. Em uma concentração para assistir a partida em Buenos Aires, um torcedor brasileiro não se acanhou no meio dos argentinos e viralizou ao comemorar os gols da Arábia Saudita.