A empresa Pluri Consultoria divulgou um ranking de transparência dos principais clubes do futebol brasileiro, tendo como base o ano de 2011. Pelos critérios da pesquisa, o Corinthians foi considerado o time mais transparente do país. Três goianos estão na lista. O Atlético ocupa a 20ª colocação, o Goiás é 24º e o Vila Nova é o 28º e penúltimo da lista. Entre os avaliados, a ‘lanterna’ é do Ceará.
A pesquisa avaliou 14 itens, relacionados a publicação de balanços contábeis, disponibilização de estatuto, organograma, orçamento anual, política de governança e periodicidade e nível de facilidade para compreensão das informações.
Confira o relatório da pesquisa na integra
A Pluri utilizou um ranking de potencial de consumo das torcidas, feito pela própria empresa, para selecionar 32 times nacionais para a pesquisa. O Corinthians foi o time melhor ranqueado, com 97 pontos. O Santos ficou na segunda colocação com 89, seguido pelo Fluminense, com 81, o Palmeiras, com 63 e o Coritiba fecha o grupo dos cinco melhores com 57.
Entre os times goianos, o Atlético foi o melhor colocado, ficando na 20ª posição, com 20 pontos. O Goiás ficou na 24ª colocação, com 10 pontos. O Vila Nova dividiu a 28ª posição com Bahia, Guarani e Paysandu, com menos 5 pontos, ficando a frente apenas do Ceará, que teve menos 15.
De acordo com o documento, o objetivo da empresa com a pesquisa é mostrar o nível de maturidade que as instituições futebolísticas brasileiras atingiram. Expondo as boas práticas para que estas possam ser exemplo para os demais.
Segundo a empresa, existe uma relação simples, que demonstra que as instituições mais transparentes possuem uma maior aceitabilidade do mercado. Fato que atrai mais investidores, patrocinadores e até mesmo atletas, pois estes confiam mais que receberão os valores acordados com os clubes.