Candidatos goianos ao Senado (Foto: Montagem/Sagres On)
O Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) divulgou na última sexta-feira (17) pesquisa de intenção de votos para a disputa do Senado Federal por Goiás. O levantamento foi encomendado pela TV Anhanguera (Globo).
De acordo com a pesquisa, o candidato e ex-governador Marconi Perillo (PSDB) figura com 30% das intenções de voto, seguido por Lúcia Vânia (PSB) com 28%, e pelo vereador por Goiânia Jorge Kajuru (PRB) com 26%.
O candidato do PP, Vanderlan Cardoso, aparece na sequência com 18%. Já o petista Luís Cesar Bueno figura com 6%. A Professora Magda Borges (PCB), Professora Geli (PT) e Wilder Morais (DEM) aparecem empatados com 5% cada.
O emedebista Agenor Mariano e Fabricio Rosa (PSOL) figuram com 3%. O Professor Alessandro Aquino (PCO) e Santana Pires (Patriotas) têm 2% das intenções de voto, segundo a pesquisa.
Para a primeira vaga que será ocupada por goianos no Senado, votos brancos e nulos somaram 15%, enquanto para a segunda, foram 22%. No total, 29% dos entrevistados não souberam responder. Os dados dizem respeito ao estilo de pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos e os entrevistados devem escolher entre eles.
Espontânea
Nesta modalidade da pesquisa, o próprio entrevistado é quem aponta os nomes nos quais tem intenção de votar. Desta vez, Jorge Kajuru (PRB) aparece em primeiro lugar, com 12%, seguido por Marconi Perillo (PSDB), com 9%, e Lúcia Vânia (PSB), com 8%. Vanderlan Cardoso (PP) permanece em terceiro lugar, com 2%.
Agenor Mariano (MDB) e Fabrício Rosa (PSOL) seguem empatados, mas agora com 1%, mesmo índice da Professora Magda Borges (PCB), Professora Geli (PT), Professor Alessandro Aquino (PCO) e Wilder (DEM). Santana Pires (Patriotas), não foi indicado por nenhum entrevistado.
Votos brancos e nulos somaram 22%, enquanto a quantidade de entrevistados que não soube responder aumentou de forma surpreendente, para 62%.
Registro
A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Anhanguera foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, primeiro dia de campanha eleitoral. Ao todo, foram ouvidos 812 eleitores de todas as regiões do estado de Goiás, com idades a partir de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é GO-007412/2018. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR‐05595/2018.