(Foto: Divulgação / UFG)

O professor do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, Tadeu Arrais, explicou à Sagres 730 nesta sexta-feira (3) o estudo que pode subsidiar a construção de um Plano em Caráter Emergencial para o estado de Goiás, que reune estratégias econômicas para enfrentar a crise provocada pela pandemia de Coronavírus.

A pesquisa faz um diagnóstico preciso da situação socioeconômico dos goianos que estão em quarentena para saber quais são as rendas da população. “A primera coisa que fizemos foi um mapeamento completo na escala municipal dessas rendas, porque se a economia vai ser atingida, nós precisamos saber que tipo de renda será atingida”.

De todo rendimento formal dos municípios goianos, de acordo com o estudo, 25% está na administração pública municipal, no emprego público e no emprego público municipal. De acordo com o professor, em mais de 100 de município apresentam concentração de emprego formal acima de 50% na prefeitura. “A questão é que precisa garantir os níveis de transferência constitucional (FPM e Fundeb) para todos os municípios goianos, para que possam manter a massa salarial”, disse.

A pesquisa também aponta uma avaliação comparativa por municípios. “Os municípios que mais dependem da aposentadoria rural, do bolsa família e do BPC, com menos de 30 mil habitantes, tem um fluxo de renda muito maior”, disse. “Do ponto de vista da renda formal, as regiões metropolitanas são as que mais vão sofrer”.

Há em Goiás 470 mil pessoas com aposentadorias do INSS, mais de 200 mil com Bolsa Família, além das pessoas que recebem pensões do INSS. Tudo isso somado, representa 45% da população goiana está cobertura por algum tipo de renda com origem nas prefeituras ou no governo federal (INSS e Bolsa Família), ou seja, 3 milhões de vínculo de renda.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/790049809&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}