O Instituto Bem do Estar e NOZ Pesquisa e Inteligência realizou uma pesquisa com o objetivo central de entender quais os impactos do isolamento social na saúde da mente dos brasileiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, em maio, que uma crise de saúde mental em todo o planeta seria um dos efeitos provocado por uma pandemia.

Segundo a integrante do Instituto Bem do Estar, Isabel Marçal, as principais áreas que se agravaram durante a pandemia são os sentimentos de medo e de preocupação.

“Cerca de 71% das pessoas que responderam à pesquisa falaram que sentem medo e 70% estão se sentindo extremamente preocupados”, afirmou.

Na pesquisa foram ouvidas 1.515 pessoas de todas as regiões do Brasil. O Instituto alertou sobre a importância de pensar sobre a saúde da mente.

“É necessário questionar quais são os sentimentos que você tem e as reações físicas que esse sentimento traz para você. O Brasil já é o país mais ansioso do mundo e o quinto lugar com mais casos de depressão”, explicou.

Para Isabel Marçal, os índices de ansiedade e depressão tendem a piorar com o isolamento. Segundo ela, o distanciamento e a nova realidade que é a pandemia precisam ser enfrentados.

“O isolamento social é muitas vezes caracterizado como um sintoma da depressão, mas hoje ele pode ser um causador, por causa desse novo momento que estamos vivenciando. Precisamos prestar muita atenção nos nossos sentimentos”, esclareceu.

Confira na íntegra a entrevista com Isabel Marçal no Tom Maior #82