Foto: Ministério Público de Goiás

O presidente da Agência Goiana de Obras e Infraestrutura (Goinfra), Pedro Sales, vai defender junto ao governador Ronaldo Caiado o veto parcial ao obras do bueiro na GO-060, que rodou no período chuvoso no início do ano. Essa lei autoriza o Estado a conceder rodovias estudais às empresas privadas e faz uma remodelagem dessa concessão. “Eu acho que o ideal seria um veto parcial”, disse.

Ele explicou que vetaria a parte que revoga a autorização para a concessão das rodovias para garantir a privatização e revogaria tudo aquilo que diz respeito à modelagem do negócio. “Assim eu não me comprometo com ela [a modelagem] se eu vou encaminhar um novo projeto com a modelagem futuramente”, disse em entrevista à Sagres 730 nesta quarta-feira (23). Ele explicou que o formato de privatização da lei foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, e que ele acha melhor uma formatação proposta pelo BNDES.

Pedro Sales informou que vai manter o planejamento do Rodovida, programa de manutenção de rodovias criado no governo anterior. Ele diz que “não pode errar e não aproveitar o trabalho de gestão passada por questões políticas”. E afirmou que seleciona com técnicos efetivos da Goinfra os projetos que terão continuidade, especialmente “resíduos de obras contratadas no governo anterior”.

Pedro Sales confirmou que assinou, nesta semana, mais de 170 ordens de serviço de recuperação de estradas, a maioria pequenas obras que podem ser realizadas neste de início do período chuvoso. “Neste momento, nós vamos nos concentrar em serviços considerados intervenções menores, para melhorar as condições de trafegabilidade”, contou.

Ele informou que a Goinfra concluiu nesta terça-feira (22) as obras do bueiro na GO-060, que rodou no período chuvoso no início do ano. A liberação da pista ainda depende de conclusão da sinalização e inspeção da Polícia Rodoviária Estadual, mas ele acredita que deve ocorrer ainda nesta semana.

Pesquisa CNT

O presidente da Goinfra disse que já tinha conhecimento das condições precárias de parte da malha viária do Estado. Duas rodovias goianas receberam classificação ruim e figuram em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST/Senat, entre as dez piores do país. O relatório da Pesquisa CNT 2019 revela que 35,7% das rodovias goianas estão em situação ruim ou péssima, 34,9% em situação regular e 32,6% em estado bom ou ótimo. Clique para acessar o levantamento na íntegra 

“Está bem ruim, em alguns setores bem abaixo até da média nacional, que é preocupante e o problema é basicamente investimento, onde você tiver deficiência de investimento você vai ter problemas graves”, afirmou. Pedro Sales observou também, que é necessária fiscalização mais intensa nas obras e do setor privado de construção civil que presta serviço para o órgão.

“Precisa incutir neles o sentimento de que precisam fazer aquele serviço melhor possível para que ele não sofra sanções e penalizações”, disse. “A gente precisa evoluir nessa interface com o setor privado, sobre o ângulo da fiscalização, para melhorar a qualidade da prestação de serviço daquele que se relaciona como contratado da Goinfra”, disse.

Atualizada às 15h52 do dia 23/10/2019