A Petrobras anunciou nesta quinta-feira duas novas descobertas de petróleo em águas profundas, na bacia de Campos, cujas reservas recuperáveis, somadas, são de 85 milhões de barris. As duas descobertas foram identificadas num poço do campo de Barracuda, a 100 Km da costa do Rio de Janeiro.

Uma das acumulações está situada na camada pré-sal da região, a 4.340 metros de profundidade. Segundo a estatal, há presença de óleo leve na área e especificamente essa acumulação tem reservas estimadas de 40 milhões de barris.

Em relação ao pré-sal da bacia de Santos, a descoberta é bastante modesta. A área de Tupi, por exemplo, tem entre 5 bilhões e 8 bilhões de reservas recuperáveis, segundo projeções da própria Petrobras. A outra acumulação fica no pós-sal, que já apresenta histórico de produção na área de Barracuda.

Nela, a estimativa aponta volume recuperável de 25 milhões de barris. A Petrobras informou que pretende aproveitar a infraestrutura já montada e interligar o poço descoberto à plataforma P-43, que já produz em Barracuda.