As primeiras medalhas do Brasil neste domingo, 11, vieram do atletismo. E teve recorde mundial. Petrúcio dos Santos venceu a prova dos 100 metros masculinos na classe T47 com o tempo de 10s57 e conquistou o sexto ouro brasileiro nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

Petrúcio já havia estabelecido o recorde mundial na classificatória, quando correu a prova em 10s67. O atleta tem apenas 18 anos e pulverizou a marca que já durava mais de duas décadas.

Mais das Paralimpíadas:
Goiana Shirlene Coelho é bicampeã paralímpica no lançamento de dardo da classe T37
Judô brasileiro conquista três medalhas no sábado de Jogos Paralímpicos

O Brasil também colocou outro competidor do pódio. Yohansson Nascimento, que é tricampeão dos 100 metros T47, terminou a prova em terceiro e ficou com o bronze. O brasileiro não ganhou a prata por muito pouco. Yohansson chegou lado a lado com o polonês Michal Derus  e perdeu o segundo lugar apenas por detalhes na foto oficial.

Com as duas medalhas conquistadas nesta manhã, o Brasil chegou a 21 em quatro dias de disputa nos Jogos Paralímpicos. São seis medalhas de ouro, nove de prata e seis de bronze. O número dá ao comitê anfitrião o quinto lugar no quadro de medalhas.