O acidente ocorreu no início da prova, logo na relargada. Sodermann foi tocado na quinta volta, e perdeu o controle do carro. Em seguida, Pedro Boesel o atingiu, ocasionando o acidente. Uma tomografia constatou a morte cerebral do piloto. Gustavo teve uma parada cardiorrespiratória ainda na pista, e foi reanimado pelos médicos do local após chegar inconsciente no Centro Médico do autódromo.
Posteriormente o piloto foi encaminhado ao Hospital São Luiz, onde teve confirmada a morte cerebral. Gustavo já havia sido campeão da Copa Montana em 2008, quando ainda se chamava PickUp. Ele também já participou de categorias como a Stock Ligth e Stock V8.
Confira a nota divulgada pelo hospital:
“O Hospital São Luiz informa que o piloto Gustavo Sondermann deu entrada na Unidade Morumbi às 14h25 de 03 de abril, após acidente durante prova automobilística, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O paciente foi transportado para o Hospital São Luiz Unidade Morumbi imediatamente após ser reanimado em pista e receber atendimento médico do próprio hospital no Centro Médico do Autódromo.
Atendido inicialmente pela equipe de emergência do pronto socorro da Unidade Morumbi, Sondermann foi transferido para a UTI. No momento da entrada estava em coma (escala de Glasgow 3), respirando com auxílio de aparelhos.
Após exames clínico, neurológico, funcional e de imagem, foi constatado traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura da primeira vértebra cervical. Frente às lesões apresentadas, foi concluído pela equipe médica que não havia indicação para tratamento cirúrgico.
O quadro neurológico é considerado irreversível.”