No próximo domingo (12), a cidade de Goiânia será palco da 5° etapa da Fórmula Truck 2015. Os eventos estão sendo realizados no Autódromo Ayrton Senna, onde na manhã dessa sexta-feira (10), os principais pilotos da categoria concederam entrevista coletiva e comentaram sobre as grandes novidades da prova e a expectativa para a corrida.
Estiveram presentes o líder geral Felipe Giaffone, o segundo lugar Paulo Salustiano, o terceiro Djalma Fogaça e o goiano Rogério Castro, 12° no ranking geral. Além deles a presidente da franquia, Neusa Navarro, que anunciou o uso dos polêmicos restritores de potência para os três primeiros colocados na disputa. É uma peça colocada no motor do caminhão para reduzir a potência e, assim, criar mais equilíbrio na disputa entre os pilotos e equipes.
Atual líder, Felipe Giaffone terá o maior restritor e consequentemente o carro menos potente da etapa Goiânia. Ele comenta: “Isso vem para o equilíbrio do campeonato. Aqui em Goiânia eu vou ser o mais prejudicado por isso, já que estou na liderança geral. Isso dá uma diferença de mais de 1 segundo para os demais carros, então se eu conseguir um pódio já tenho que comemorar muito. As chances de vitória acabam sendo mínimas mesmo”.
Apesar de estar limitado para a prova, Giaffone comemora sua vinda à Goiânia e elogia o circuito do autódromo Ayrton Senna: “É sempre bom vir em Goiânia, é uma pista única e muito boa de correr. Tem retas cumpridas, curvas de alta e de baixa velocidade, realmente muito legal. A minha equipe vem estudando muito o circuito para a gente acertar o caminhão da melhor maneira possível e alinhar uma estratégia de corrida. Temos tudo para ter um bom caminhão”.
Já Rogério Castro é o único piloto da categoria e, por isso, vem tendo uma receptividade ainda maior do torcedor goiano. Ele confessa que não esperava tamanho assédio e elogia o torcedor goiano: “Não abro mão de ter a bandeira de Goiás nos meus uniformes. Sou um goiano apaixonado mesmo, faço questão. Vir correr aqui é muito especial, o carinho que estou recebendo é algo novo, não esperava tanto assédio. O público goiano é maravilhoso, são diferenciados. Correr com o carinho do goiano ao meu lado é um incentivo a mais”.
Nos bastidores, a etapa vem sendo organizada de perto pela presidente Neusa Navarro. Usando pela primeira vez o autódromo de Goiânia após a última reforma, ela aprova as mudanças feitas, porém, diz que a nova organização impôs muitas restrições ao público do evento e teme que isso afete o fã da Fórmula Truck:
“O autódromo ficou maravilhoso, é hoje o melhor autódromo que temos no Brasil, sem dúvida alguma. Mas a gente não pode restringir ao público certas coisas, por exemplo, de estacionar aqui dentro ou de trazer sua churrasqueira, essa é a tradição da Fórmula Truck. Estamos aqui há quase 20 anos, é uma categoria popular, diferente e a organização do autódromo tem que entender isso”.
Cronograma
Nessa sexta-feira (10) começaram a ser realizado os testes de pista e os primeiros treinos livres para a corrida do domingo, momento em que os pilotos e mecânicos começam os ajustes para adequar os caminhões à pista goiana. No sábado (11), acontecerão os treinos classificatórios e, no domingo (12), à partir da 13h15, teremos a largada da 5ª etapa.