O aplicativo foi desenvolvido para smartphones e tablets com sistema Android, já está disponível gratuitamente na Google Play (Foto: Pipoca com Pequi)

O blog goiano Pipoca com Pequi, em parceria com Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (CriaLab-UEG), lançou o aplicativo Pipoca Pocket. A plataforma, que conta com o apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, foi desenvolvida para smartphones e tablets com sistema Android e já está disponível gratuitamente na Google Play.

O Pipoca Pocket traz conteúdos interativos, podcasts, videocasts, entrevistas, críticas de filmes e séries, indie games, quadrinhos e também a primeira temporada do programa Pipoca com Pequi, exibido na UEG TV e na TBC em 2019.

O projeto foi idealizado pelo coordenador de conteúdo da UEG TV e desenvolvedor de aplicativo, Samuel Peregrino, pelo produtor de conteúdo e designer gráfico Paullo Fernando, que são egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG e tem a produção executiva e orientação do coordenador do CriaLab-UEG e coordenador geral do projeto, professor Marcelo Costa.

O desenvolvedor do aplicativo, Samuel Peregrino, explicou que o Pipoca Pocket é a plataforma na qual estarão disponíveis os mais diversos conteúdos produzidos pela equipe do blog. “É a extensão do Pipoca com Pequi, contém em um só lugar, todos os projetos criativos feitos pela equipe do blog desde então, como programa de TV, vídeos, podcasts, matérias especiais e coberturas de festivais” afirmou Samuel.

De acordo com Marcelo Costa, o aplicativo conta com a produção colaborativa universitária de textos críticos feitos por alunos e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. “O CriaLab-UEG tem essa missão de fomentar nos alunos este espírito inovador, para pensar através de pesquisas acadêmicas e aplicadas, produtos inovadores em audiovisual como foi com este pacote pipoca, que temos vários produtos multiplataformas e tratam sobre a temática do cinema”, explicou Marcelo Costa.

O aplicativo conta também com conteúdo voltados aos cineclubes como cobertura de festivais, exibição de filmes de curta-metragem, eventos de games e também disponibiliza para o usuário um mapeamento das produções e produtoras audiovisuais do Estado de Goiás feito pela GoFilmes – Associação de Produtoras de Cine & TV, contendo informações sobre as obras, números do setor no Estado, linhas de financiamento.

*Palloma Rabêllo é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a PUC-GO sob supervisão da jornalista Johann Germano.