Reeleito presidente da FGF, André Pitta descarta influência na arbitragem contra os goianos (Foto: Nathália Freitas/Sagres 730)
O Goiás não tem motivos para se preocupar com a arbitragem de sexta-feira, 21h30, no Olímpico, na partida contra o Avaí. Isso é o que garante André Pitta, presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF). Apesar da cobrança do técnico Geninho e da visita à CBF dos presidentes do Avaí e da Federação Catarinense, Pitta reforçou que esse tipo de ação não provoca influência na arbitragem
“Nós temos um contato diário com a Comissão de Arbitragem da CBF. Não temos de ir somente na hora de questionar ou protestar. Quando tiver uma boa arbitragem, nós (federações) e os clubes também temos de elogiar e mostrar que os árbitros têm qualidade. Nosso trabalho é para que os erros não aconteçam. Às vezes tem erros que faz com que os clubes tomem decisões mais acaloradas, com reclamações maiores, mas temos a tranquilidade que a CBF e a comissão vai fazer um bom trabalho nesta reta final para não ter erros de arbitragem com as equipes que buscam o acesso”, disse o dirigente.
Após a reclamação de Geninho, no sábado, o presidente do Goiás Marcelo Almeida procurou André Pitta para evitar que a reclamação do Avaí influencie na arbitragem de sexta-feira.
“Se o Avaí foi na CBF para pedir uma atuação correta, ele tem o meu apoio. O que queremos é uma arbitragem limpa, sem influência no resultado. O Avaí tem o mesmo pensamento nosso. Queremos apenas um jogo limpo”, definiu o dirigente.
Embora Geninho tenha pedido um árbitro experiente para o jogo de sexta-feira, em Goiânia, a Comissão de Arbitragem da CBF escalou Caio Max Augusto Vieira, de 36 anos e que apitou apenas dois jogos na Série A. Apesar da falta de experiência, o árbitro é visto com bons olhos pela cúpula da arbitragem nacional.
“Eu não acredito que essa pressão vai influenciar. Ele devia apitar mais jogos na Série A, mas acabou não se fixando por ter cometido um erro em um determinado o jogo. Quando um jogador de futebol erra pênalti, o técnico não coloca ele no sub-20 ou no time B. Ele dá força. Já o árbitro ele é muito mais cobrado. Nós temos acompanhados jogos dele. Até falei com o Marcelo sobre isso. Ele fez vários jogos bons. Tenho confiança que ele (Caio) vai fazer uma boa arbitragem”, garantiu.
Por fim, André Pitta também garantiu que os torcedores de Atlético e Vila Nova também podem ficar tranquilos em relação ao trabalho da federação e da arbitragem na reta final do Campeonato Brasileiro.
“Ao longo do campeonato, tivemos erros contra os nossos clubes, como também tivemos erros a favor. Nós estamos acompanhando tudo de perto. Exemplo foram os clássicos daqui de Goiânia, quando tivemos árbitros com o escudo Fifa. Fizemos isso com correção e seriedade. E espero ter os nossos três clubes na Série no ano que vem”, disse.