O mapa do coronavírus em Goiás, segundo a plataforma Web Covid Goiás (Foto: Print Screen/Web Covid Goiás)
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/794469160&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}
A Plataforma Web Covid Goiás, lançada para monitorar os casos da Covid-19 no estado de Goiás, passou a apresentar na quarta-feira (8) um gráfico para consulta de casos confirmados relacionados à pandemia do novo coronavírus na cidade de Goiânia por bairro.
“Os dados dos bairros de Goiânia, isso a gente tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e essa atualização ocorrerá a cada em torno de dois a três dias”, afirma. “A gente identifica a localização dos casos confirmados e espacializa isso utilizando geoprocessamento para os bairros de Goiânia”, explica o professor do Laboratório de Processamento de Imagens e Georreferenciamento da Universidade Federal de Goiás (UFG), Rherison Almeida.
De acordo com o professor, o Setor Oeste é o que possui mais casos mapeados, um total de 15 até o início da manhã desta quarta-feira. No Setor Bueno, o número passou de 8 para 11. Segundo Almeida, os casos são registrados a partir da conclusão dos exames para coronavírus.
“A gente vai recebendo de uma vez essas informações. Em relação à velocidade, depende muito de como está sendo a divulgação desses dados dos laboratórios que estão identificando a ocorrência ou não da pessoa que possui Covid. É pela liberação dos exames”, explica.
O professor destacou a ação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) de Goiânia, que iniciou nesta semana o fechamento de academias ao ar livre e espaços infantis nos parques da capital, como forma de reduzir a transmissão comunitária da Covid-19 por meio desses locais.
“Tanto a sociedade como o poder público podem tomar decisões estratégicas. Nesses locais onde existe maior concentração, o poder público pode atuar de forma mais eficiente. Pode orientar a população daqueles bairros a adotarem medidas muito mais enérgicas. Pode saber também se está ocorrendo ou não transmissões comunitárias nesses locais”, conclui.
A última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) aponta que Goiânia possui 85 casos confirmados do novo coronavírus, e o número já aparece na plataforma da UFG.
Acompanhe a entrevista com o professor Rherison Almeida no Manhã Sagres desta quinta-feira (9)
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsagres730%2Fvideos%2F212408206845429%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença