As viaturas da Polícia Militar que fazem a patrulha em Aparecida de Goiânia receberam pela primeira vez, um equipamento inteligente para leituras de placas.

O aparelho é conhecido como auto-detector, que faz a leitura automática de placas de qualquer veículo. O Auxiliar da Sessão de Planejamento e Estatística do segundo comando da Polícia Militar de Aparecida, Capitão Carlos Augusto Pires explica o que este é um método para facilitar o trabalho da PM.

“É um sistema que está sendo aplicado desde 2009, estava em teste e agora está começando a entrar em efetividade, e permite que uma única viatura possa verificar várias placas ao mesmo tempo”.

O Capitão Carlos Augusto destaca que o sistema tem uma capacidade de leitura de 54 placas de veículos por minuto, identificando veículos roubados, furtados, com documentação atrasada, ou qualquer outra alteração. São 54 equipamentos em todo Estado, sendo a maioria em Goiânia, Aparecida e entorno de Brasília.

Duas câmeras instaladas no teto da viatura enviam as informações em tempo real para o computador localizado na parte interna da viatura.  O Capitão Carlos Augusto explica o funcionamento do programa e como ele pode ser usado.

“Em fração de segundos, o sistema tem um alarme sonoro que avisa o policial que aquele veículo foi roubado, o que permite uma abordagem mais precisa de um veículo. O sistema é interligado com a Secretaria de Segurança Pública, como o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria da Fazenda”, relata.