A operação conta com oito viaturas comuns e três do batalhão de choque, quatro motos do Giro e um helicóptero. O patrulhamento ocorre nas ruas com abordagens a situações suspeitas e em locais já investigados pelo Serviço de Inteligência da PM, por possivelmente abrigarem desmanches de carros e motos.
Outro crime que será combatido pela operação do Sétimo Batalhão é o assalto feito na saída de bancos. Este delito é aquele em que os assaltantes observam a movimentação dentro de uma agência bancária e, quando percebem que uma pessoa sacou uma boa quantidade de dinheiro, seguem a vítima e fazem o roubo.
A polícia militar registra, durante o período de festas, muitas ocorrências de roubo e furto. Os criminosos aproveitam o tempo festivo para atacar, principalmente, residências e estabelecimentos comerciais. Segundo o Major Márcio Vicente, comandante da operação do 7º Batalhão, a ação da polícia no fim de 2010 tem ajudado muito a manter os índices de criminalidades dentro da normalidade.
A operação realizada pela PM na região sudoeste, na Vila Canaã, busca prevenir e combater principalmente furtos e roubos de veículos e residências. As ações são sistemáticas e serão realizadas até o início do mês de janeiro.