A Polícia Militar (PM) apresentou nesta terça-feira (24/2) 307 soldados que irão ingressar na corporação através do Serviço de Interesse Voluntário Estadual (Simve). Egressos das Forças Armadas, eles serão treinados, na Academia da PM, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, antes de atuarem nas ruas.
Mesmo questionado pela Justiça, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, afirma que o programa é legal. “Nós {governo} sustentamos que o Simve é um programa permitido legalmente e constitucionalmente”. Mesquita acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) irá “compreender a legalidade e pertinência do trabalho” desenvolvido pelos militares que ingressaram no serviço público prestar sem concurso.
Para o comandante geral da PM, coronel Silvio Benedito Alves, o Simve estreitou o relacionamento entra a população e a corporação. “Já há por parte da população o reconhecimento do trabalho. Fazemos o trabalho comunitário nos bairros. Com certeza já está consolidado em Goiás”, defende.