A participação das mulheres na política em Goiás e o machismo na escolha da candidatura a vice em Goiânia são os temas desta edição do PodFalar. O primeiro podcast de política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Laila Melo e Rubens Salomão.

Com apenas uma mulher entre as oito pré-candidaturas à Prefeitura de Goiânia, a disputa tem ampla presença de homens, principalmente empresários. São eles Sandro Mabel (UB), Vanderlan Cardoso (PSD) e Leonardo Rizzo (Novo). Além deles, se posicionam Matheus Ribeiro (PSDB), Rogério Cruz (SD), Fábio Tokarski (PcdoB), Gustavo Gayer (PL) e Adriana Accorsi (PT).

Em disputa tomada por homens, as mulheres passaram a ser citadas como opções pragmáticas para a vice. No entanto, algumas declarações sobre a composição da chapa geraram repercussões negativas, principalmente da parte de Sandro Mabel. O pré-candidato apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) disse buscar uma “mulher evangélica” para o cargo, mas depois voltou atrás e disse que o perfil será definido por pesquisas.

Depois, disse que a filha do ex-prefeito Iris Rezende, Ana Paula Rezende, seria uma excelente vice, até porque o marido dela é um ótimo gestor. Além de Mabel, Vanderlan também cita nomes de mulheres para a vice, principalmente as empresárias Helena Ribeiro e Sucena Hummel.

Para analisar a busca por mulheres para a vice em Goiânia e a participação delas na política em Goiás, Rubens e Laila conversam com a professora e cientista política da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mariana Prandini Assis.

A doutora analisa por que Goiânia nunca teve uma prefeita, assim como Goiás nunca teve uma governadora. Mais que isso, uma mulher nunca chegou perto de ser eleita a nenhum desses dois cargos ou disputar um segundo turno.

Siga o PodFalar

Confira o PodFalar na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado. Em vídeo, você acompanha as edições semanais no Youtube e na Sagres TV, canal 26.1, sempre nas sextas-feiras, às 20h.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 05 – Igualdade de gênero.

Ouça o PodFalar no seu agregador de podcasts favorito
Confira outras edições do PodFalar