Pense em quatro aspectos da sua vida. Dá pra imaginar que você se depara todos os dias com desafios sociais, econômicos, ambientais e institucionais? Pois é, se você não depende ou atua dentro desses quatro aspectos, pelo menos um deles surgirá no seu caminho todos os dias. E diante disso, não tem como, você vai ser desafiado a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mas o que são os objetivos sustentáveis? Como surgiram? Pra que sevem? Como impactam na vida de uma sociedade? Explicações não faltam e, acredite, são mais simples do que você imagina.

História

Assembleia Geral da ONU em 2015. Estava no fim a Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000 – 2015) e um plano mais ousado para os próximos 15 anos precisava ser pensado, afinal o mundo nos quatro aspectos citados no início desse texto: social, econômico, ambiental e institucional, precisava seguir evoluindo. Assim surgiu a Agenda 2030 da ONU, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas globais para serem cumpridas. Mais uma tentativa para que “ninguém no mundo fosse deixado para trás”.

Desde então, colocar os ODS em prática passou a ser a meta para um desenvolvimento sustentável, termo utilizado pela primeira vez em 1987, na divulgação do Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. Outras tentativas, como a Rio 92 e a Rio +20 também foram realizadas até a elaboração da Agenda 2030.

Conhecendo a Agenda 2030

Vamos conhecer um pouco mais da Agenda 2030? Ela surgiu de um processo global participativo que durou mais de dois anos. Começou em 2013, coordenado pela ONU, onde a sociedade civil, empresas privadas, instituições de pesquisa e os governantes contribuíram através da plataforma de pesquisa “My World”, com perguntas sobre os objetivos sustentáveis da ONU, que direcionam as prioridades das famílias espalhadas pelo mundo.

Com a implantação no início de 2016, uma declaração com os princípios e os compromissos da Agenda 2030 foi feita. Uma visão transformadora, previa um mundo livre dos problemas atuais, como pobreza, miséria, fome, doença, violência, desigualdades, desemprego, degradação ambiental, esgotamento dos recursos naturais, entre outros. Com base nesses desafios, então surgiram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS.

Quais são os ODS?

Veja os objetivos sustentáveis:

01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

08 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

09 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Informe-se

Pelo site dos objetivos de desenvolvimento no Brasil, você se informa como o Brasil está em cada um desses objetivos. De forma detalhada, você acompanha como estão os indicadores em cada um dos ODS. A ferramenta serve para você se informar e participar com ações sustentáveis no lugar onde mora ou trabalha. É ainda, um observador sobre os problemas que te afetam de alguma maneira, o que dá a chance de direcionar suas cobranças sobre os governantes e até mudar o seu comportamento no dia a dia em busca de um desenvolvimento sustentável.

Notou que os ODS estão no seu cotidiano? Não tem como. Praticá-los é mais comum do que imagina. Seja na cobrança ou nas ações. Desde o desligar de uma lâmpada do seu quarto pelo interruptor, até a criação global de um plano milionário para a plantações de produtos orgânicos em várias regiões do planeta. Tudo converge para Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.