As alianças partidárias e os perfis dos candidatos a prefeito e vice, com a definição dos prefeitáveis em Goiânia e Aparecida de Goiânia depois das convenções partidárias são os temas desta edição do PodFalar. O primeiro podcast de Política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Samuel Straioto e Rubens Salomão.
O Sistema Sagres de Comunicação definiu junto às assessorias de todos os candidatos em Goiânia e a Aparecida as agendas para a cobertura das eleições 2024. Além de sabatinas com todos os prefeitáveis das duas maiores cidades de Goiás, a Sagres vai ter a produção de programas especiais sobre o processo eleitoral deste ano.
Aqui mesmo no PodFalar, a equipe vai analisar os planos de governo com base em sete temas: Educação; Planejamento Urbano; Gestão Ambiental; Mobilidade e Infraestrutura; Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Desigualdades.
Já as sabatinas com todos os candidatos vão ser realizadas entre os dias 27 de agosto e 29 de setembro, sempre às 11h da manhã nas terças e quintas-feiras, ao vivo na TV, no Rádio e no youtube.
A cobertura da Sagres busca também ampliar o debate para o cenário dos municípios brasileiros, além do contexto em Goiânia e Aparecida. Para isso, os mesmos sete temas são editorias da página especial do Sagres Online sobre as eleições.
Os temas também são a pauta de sete novas edições do PODS, o podcast da Sagres sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU. Depois do convite para nossa cobertura, confira quem são os caçadores de votos nas duas maiores cidades de Goiás.
APARECIDA DE GOIÂNIA
Candidato:
Leandro Vilela (MDB)
Empresário e produtor rural, Leandro foi deputado federal por três mandatos e vereador em Jataí, de 1997 a 2002. Por último, foi diretor de Operações do Detran Goiás no governo Ronaldo Caiado de março de 2023 até junho deste ano.
Coligação: “Pra Aparecida Seguir Avançando”
MDB, UB, Podemos, Solidariedade, PSD, PP e PMB
Vice: João Campos (Podemos)
Ex-deputado federal por cinco mandatos, Campos é delegado de Polícia Civil, com início da carreira na década de 1980 em Aparecida de Goiânia. Foi o candidato a senador mais votado em Aparecida na eleição de 2022 e é pastor evangélico, da Igreja Assembleia de Deus.
Candidato:
Professor Alcides (PL)
Empresário e deputado federal pelo segundo mandato, Alcides iniciou carreira política como vereador em Aparecida de Goiânia, entre 1977 e 1982. Caminha para a terceira candidatura a prefeito, após derrotas em 1996 e 2016.
Coligação: “A hora é essa, Aparecida”
PL, Mobiliza, Avante, Agir, PRD, PDT, Novo, Republicanos, DC, PRTB, PSDB e Cidadania
Vice: Max Menezes (PL)
Filho do ex-prefeito Ademir Menezes, o ex-deputado estadual foi secretário de Infraestrutura, na gestão de José Macedo, entre 2005 e 2007, e vereador mais votado em 2008. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano, na gestão de Gustavo Mendanha (MDB), em 2017.
Candidato:
William Panda (PSB)
Comerciante e ex-professor de química, William exerce o segundo mandato consecutivo como vereador na cidade. Comerciante e graduado em administração foi secretário municipal de Habitação em 2020, durante a gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB).
Coligação: “Aparecida feliz outra vez”
PSB, PT, PV, PCdoB, Psol e Rede
Vice: Aline Pereira (PV)
Secretária do PV municipal, Luciana é bacharel em direito e tem histórico de trabalho no movimento sindical. Atual secretária estadual do PV Mulher, já ocupou cargos nas secretarias estaduais de Trabalho, Saúde e na Metrobus. Atualmente, cursa odontologia.
***
GOIÂNIA
Candidata:
Adriana Accorsi (PT)
Deputada federal pelo segundo mandato, Adriana busca o Paço Municipal pela terceira eleição consecutiva, depois das derrotas em 2016 e 2020. A ex-deputada estadual é filha do ex-prefeito Darci Accorsi e teve carreira construída como delegada da Polícia Civil de Goiás, com atuação relacionada à defesa dos direitos de crianças e adolescentes e combate à violência contra a mulher.
Coligação: “Pra cuidar de Goiânia”
PT, PV, PCdoB, Psol,Rede, PSB e PMB
Vice: professor Jerônimo Rodrigues (PSB)
Ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo é formado em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG), possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de especializações em Metodologia do Ensino Superior e Gestão Pública.
Candidato:
Fred Rodrigues (PL)
Empresário, Fred iniciou atuação como comentarista político e pelas redes sociais. Teve primeira disputa em 2018, quando se candidatou a vereador por Goiânia, mas não foi eleito. Em 2022 se candidatou a deputado estadual, obtendo 42.784 votos, sendo o mais votado na Capital e o 8°mais votado no estado. O político representa o bolsonarismo e tem o apoio do deputado federal Gustavo Gayer (PL).
Coligação: “Goiânia acima de tudo”
PL e Novo
Vice: Leonardo Rizzo (Novo)
Empresário no ramo imobiliário há 50 anos, Rizzo se posicionou como pré-candidato à prefeito em 2020, mas não chegou a disputar o pleito. Se candidatou ao Senado em 2022 e recebeu 35.998 votos. Em 2024, liderou pré-candidatura ao Paço com foco em críticas à atual gestão, mas desistiu do projeto para apoiar Fred, em decisão do partido.
Candidato:
Matheus Ribeiro (PSDB)
Jornalista, Matheus tem 31 anos e disputou a primeira eleição em 2022, quando buscou vaga na Câmara dos Deputados. Filiado ao PSDB desde o mesmo, ficou na primeira suplência do partido, depois de ter alcançado 46.961. Empresário, construir carreira como repórter e apresentador em canais de TV de Goiânia.
Partidos: Federação PSDB/Cidadania
Vice: Bartira Macedo (PSDB)
Advogada criminalista e professora no mestrado em Direito e Políticas Públicas, Partida leciona também Processo Penal na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde se tornou a primeira mulher a ocupar a direção da Faculdade de Direito. Também atuou como conselheira da OAB-GO e atuou no debate sobre direitos das mulheres e o direito penal.
Candidato:
Professor Pantaleão (UP)
Professor aposentado, Pantaleão tem 73 anos e ficou conhecido de alunos e colegas professores lecionando na rede pública e privada de Goiânia. Graduado em história, foi candidato ao governo de Goiás e pela segunda vez em 2022, agora pela UP, depois de 15 anos de atuação pelo Psol. Nas redes sociais, o professor aponta lutar pelas causas sociais e pelo socialismo.
Partidos: Unidade Popular
Vice: Luciana Amorim (UP)
Servidora pública federal, Luciana disputou a eleição estadual de 2022 já em composição de chapa majoritária ao lado de Pantaleão, como candidata a vice-governadora. A chapa teve, naquela disputa, 0,15% dos votos válidos no estado. Natural de Anápolis, a candidata é graduada em direito e militante do Movimento de Mulheres Olga Benário.
Candidato:
Rogério Cruz (SD)
Atual prefeito de Goiânia, Rogério busca a reeleição depois de assumir o cargo após o falecimento do prefeito eleito em 2020, o ex-governador Maguito Vilela (MDB). Nascido no Rio de Janeiro, o então vice-prefeito foi vereador na capital por dois mandatos e é pastor da Igreja Universal pela qual teve trabalhos no Brasil e na África.
Coligação: “Todos por Goiânia”
SD, PDT, Mobiliza, PRTB e DC
Vice: Darô Fernandes(Mobiliza)
Advogado nas áreas de direito agrário e constitucional em Goiânia há 10 anos, Darô se apresentou para a primeira disputa eleitoral em 2024, pelo partido Mobiliza. Inicialmente, seria candidato a vereador, mas passou a ser considerado para a vice depois que indicações do PDT foram frustrada, já que não tinham se desincompatibilizado de cargos públicos a tempo.
Candidato:
Sandro Mabel (UB)
Empresário, Mabel se elegeu deputado estadual em 1990 e, quatro anos depois, foi eleito pela primeira a vaga na Câmara dos Deputados, onde continuou por cinco mandatos como deputado federal, entre 1995 e 2015. Disputou, sem sucesso, a eleição a prefeito de Goiânia em 1992.
Coligação: “União por Goiânia”
Partidos: UB, MDB, Agir, Avante, PRD, Podemos e Republicanos
Vice: Tenente-coronel Cláudia da Silva Lira (Avante)
Quem é?
Gaúcha de São Gabriel, a militar é bacharel em direito e atua na Polícia Militar de Goiás desde 1994. Sem experiência política, é atualmente subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da PMGO e professora na Academia da corporação. Antes, foi diretora financeira da Fundação Tiradentes durante 12 anos.
Candidato:
Vanderlan Cardoso (PSD)
Empresário do ramo de alimentos, Vanderlan foi eleito pela primeira vez para a prefeitura de Senador Canedo, em 2004 e reeleito em 2008. Disputou o governo estadual nos pleitos de 2010 e 2014 e a Prefeitura de Goiânia em 2016 e 2020. Foi eleito senador da República em 2018, com 1.729.637 votos.
Coligação: “Goiânia que queremos”
PSD e PP
Vice: Paulo Daher (PP)
Ex-vereador e ex-presidente do DEM em Goiânia. A campanha de Vanderlan mantém certeza de que Paulo Daher será o candidato a vice, apesar do imbróglio com a direção estadual do partido, que retirou Daher do comando metropolitano da sigla e retificou a ata da convenção para definir apoio a Sandro Mabel. O senador diz que não trabalha com plano B para a formação da chapa.
Siga o PodFalar
Confira o PodFalar na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado. Em vídeo, você acompanha as edições semanais no youtube e na Sagres TV, canal 26.1, sempre nas sextas-feiras, às 20h.
Ouça o PodFalar no seu agregador de podcasts favorito
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).