As reuniões do governador Ronaldo Caiado e de seus representantes com deputados estaduais e a deflagração da Operação Decantação 3 são os fatos políticos de destaque na semana que passou e os temas deste PodFalar #37.

O governo estadual ainda não tem base aliada na Assembleia Legislativa. Caiado conversou com 22 deputados, de um total de 24 convidados, para discutir a proposta de emenda parlamentar (PEC) que pretende aumentar de 0,5% para 1,2% a porcentagem da receita do Orçamento Anual destinada a emendas de parlamentares. O governo é contra o aumento, mas parte de deputados que apoiaram sua eleição são a favor.

Depois deste encontro, o líder do governo, Bruno Peixoto, se animou a dizer que a base aliada conta com 25 deputados. Mas há uma desconfiança em relação a este número. Os deputados reclamam de dificuldades de se relacionarem com o governo.

Durante a semana Caiado foi ao Palácio do Planalto pela segunda vez, participar de articulações para convencer o presidente Jair Bolsonaro a se relacionar com o Congresso Nacional. “Foi bom ele ter ido lá, porque depois que voltou de lá ele começou a conversar com os deputados”, disse o senador Vanderlan Cardoso (PP) em entrevista à Sagres.

Nesta semana a Policia Federal (PF) deflagrou a Operação Decantação 3, mais uma etapa de uma longa investigação de esquema de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro na Saneago, que começou em agosto de 2016. Os relatórios da PF e do Ministério Público indicam que a operação começou a puxar o fio de um esquema que parece não ter fim à vista.

Ouça +