Em 2005, o então deputado federal Jovair Arantes assumiu o comando do PTB em Goiás, um dos primeiros partidos a serem fundados no Brasil depois da redemocratização, na década de 80. Na época, o ex-deputado estadual e federal Pedrinho Abrão deixava a política e entregou o comando do partido, que passou para as mãos de Jovair.

No mesmo ano, seu filho Henrique Arantes também se filiou, assim como seu grupo político. Nestes 14 anos o nome de Jovair confundiu-se com o do PTB. Mas esse casamento terminou nesta semana de forma contenciosa. O presidente do diretório nacional, Roberto Jefferson, nomeou na sexta-feira (20) o ex-prefeito de Jaraguá, Lineu Olimpio para presidente regional em meio a um processo de intervenção no diretório em Goiás. Lineu é assessor especial do governador Ronaldo Caiado (DEM).

A mudança e suas consequência é o tema do primeiro bloco do PodFalar #57. No segundo bloco vamos falar sobre um princípio de incêndio identificado na relação da Polícia Civil com o governo de Ronaldo Caiado.

E no quadro Língua Solta, a entrevista do deputado federal Professor Alcides (PP) a respeito da indicação do advogado Alysson Cabral para a superintendência do Iphan em Goiás. O advogado não tem nenhuma experiência em patrimônio histórico.

Confira mais informações sobre os temas deste podcast:

Ouça +

PodFalar #56: Um bate-papo sobre política com Tabata Amaral e Felipe Rigoni

PodFalar #55: As estratégias do governo e da oposição e a função da primeira-dama

PodFalar #54: O acordo entre Caiado e Lissauer e a recuperação fiscal do Estado