Nesta quarta-feira (11) os empresários promoveram um protesto na Alameda dos Buritis, em frente à Assembleia Legislativa, contra os projetos que reduzem os incentivos fiscais. Um movimento raro, já que são comuns manifestações de estudantes, trabalhadores, sindicalistas, donas de casa e de mulheres, mas não de empresários. As críticas e reações do setor são contra dois projetos de lei, o primeiro tema deste podcast.
As entidades empresariais discordam do projeto do ProGoiás, em substituição ao Fomentar e ao Produzir, dois antigos projetos de incentivos fiscais. Discordam também do projeto que muda o Fundo Protege, que no ano passado instituiu a cobrança de 15% sobre os incentivos fiscais. O governo quer prorrogar o Protege por mais um ano.
O foco do segundo bloco é entender o que aconteceu nessa semana tumultuada na Assembleia. Tudo por conta da grande quantidade de projetos do governo. O PodFalar 67 tratou da lista que já estava no Legislativo, mas nesta semana ainda chegaram mais projetos e todos barulhentos.
No quadro “Língua Solta”, o líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB) tenta justificar a inconstitucionalidade do projeto de encampação da Enel, aprovado em primeira votação na semana passada.
Leia mais sobre os temas deste podcast:
- Governo fecha acordo com empresários sobre redução de incentivos para álcool anidro
- Empresários criticam falta de diálogo e garantem ações na justiça contra projetos do governo sobre incentivos fiscais
Ouça outras edições deste podcast
PodFalar #68: A PEC da trapalhada e o acordo entre Saneago e a prefeitura de Goiânia
PodFalar #67: Uma semana teatral na política goiana
PodFalar #66: Enel brinca com fogo e o vaivém na PEC da Educação