Dois anos depois da histórica eleição de 2018, que deu uma guinada da esquerda para a direita, os brasileiros vão voltar às urnas para eleger prefeitos e vereadores. As eleições deste ano têm regras eleitorais novas. Desta vez será proibida a coligação partidária para as chapas proporcionais, ou seja, de vereador. Isso deve levar ao lançamento de um maior número de candidatos a prefeito, para divulgar o número da legenda e puxar a eleição de vereadores. O que não vai mudar é a polarização esquerda x direita, mas isso leva à seguinte pergunta: Como o grupo político do presidente Bolsonaro vai se inserir no debate municipal em Goiás? Tema do primeiro bloco deste primeiro PodFalar de 2020.

No segundo bloco, a continuidade da briga do governador Ronaldo Caiado (DEM) com a Enel. Em encontro nesta terça-feira (14), o governador surpreendeu diretores da distribuidora no Palácio Pedro Ludovico. A direção da empresa pediu a reunião para apresentar seus projetos para este 2020, mas recebeu como resposta a sugestão de vender a Enel para a EDP, distribuidora portuguesa que tem atuação no interior de São Paulo e no Espírito Santo.

No quadro “Língua Solta”, o trecho da fala do agora ex-secretário nacional de Cultura, Roberto Alvin, em que ele repete teorias do ideólogo do nazismo alemão, Joseph Goebbles. A repercussão do vídeo divulgado na quinta-feira (16) foi tão negativa que Alvin foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Confira mais informações sobre os temas deste podcast

Ouça mais edições do PodFalar

PodFalar #71: As venturas e desventuras do 1º ano do governo de Caiado

PodFalar #70: A reforma da Previdência em Goiás e a divisão na base aliada

PodFalar #69: A semana que os empresários foram às ruas protestar contra o governo