Nesse final de semana, a literatura brasileira perdeu um de seus grandes expoentes. O poeta alagoano, Lêdo Ivo, 88, morreu vítima de um infarto na madrugada desse domingo (23), em Sevilla, na Espanha, onde passaria o Natal com alguns familiares.

Segundo informações dos familiares, o poeta estava em um restaurante quando passou mal. Ele ainda foi para o hotel, onde estava hospedado, foi atendido, mas acabou morrendo antes de ser encaminhado para o hospital.

Lêdo Ivo será cremado na Espanha e suas cinzas serão enviadas ao Brasil. A data ainda não está definida pela família. Serão realizadas missas para o poeta no Rio de Janeiro e em Maceió.

Biografia

Lêdo Ivo nasceu em 1924, em Maceió (AL), filho de Floriano Ivo e Eurídice Plácido de Araújo Ivo. O poeta foi casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo, com quem teve três filhos. A primeira obra literária foi a poesia As Imaginações. No ano seguinte, ele publicou Ode e Elegia.

O poeta era integrante da cadeira de número 10 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Academia Alagoana de Letras, além de ser membro de institutos históricos em Alagoas, Petrolina e Distrito Federal.