“Temos que pegar, pokémon”. Assim iniciava-se a abertura de um dos maiores clássicos dos animes, Pokémon, lançado em 1997. Mesmo após 19 anos da estreia original, o desenho que marcou gerações continua sendo um sucesso que ultrapassa as telas de TV.

A gigante japonesa Nintendo criou em 2016 o Pokemon-Go, jogo destinado para Iphones e dispositivos que usam Android, que permite a captura e troca de pokemons, além da realização de competições no mundo real.

O Pokémon Go, é jogado por meio da realidade virtual. Os jogadores são notificados sobre a presença de um Pokémon nas redondezas. Os pokémons são visualizados pela câmera do smartphone. Para captura-lo, basta apontar o dispositivo na direção deles.

Alguns indícios apontam que o jogo poderá ser disponibilizado no Brasil na quinta-feira (21). o site mmoserverstatus, que monitora a atividade de jogos na internet, aponta que o Brasil já aparece na lista de servidores da Niantic, que desenvolveu o jogo em parceria com a Nintendo.

No dia 8 de julho a página mostrava apenas os servidores dos Estados Unidos, da Austrália e da Nova Zelândia, onde o jogo tinha sido lançado no dia 6 de julho. A listra mostrava também o Reino Unido e a Alemanha, locais onde o game foi liberado nos dias que se seguiram. No momento, o site mostra 37 servidores, dos quais apenas três estão desligados: os do Brasil, Argentina e Chile.