Delegados em apresentação da Operação Trilho 5 x. Foto: Samuel Straioto- Sagres Online

A Polícia Federal apura novas irregularidades nas obras de construção da Ferrovia Norte Sul em Goiás. Desta vez a Polícia Federal apura a possibilidade de crimes de lavagem de dinheiro. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens. Uma fazenda de 11 mil hectares localizada em Formosa, de posse de um dos investigados foi sequestrada pela polícia durante ação denominada Operação Trilho- 5x. O valor desviado pode chegar a R$ 500 milhões.

O delegado Junio Alberto das Dores, explicou em entrevista coletiva que empreiteiras pegavam o dinheiro obtido por meio de propina ou superfaturamento e entregavam a um escritório de advocacia.

“Tomamos conhecimento desse método da lavagem de dinheiro por meio dos depoimentos de delatores na Operação Lava Jato. Eles disseram que do mesmo jeito que acontecia na Petrobrás, também era feito na ferrovia. As empreiteiras contratavam esse escritório, mas ainda não sabemos para onde esse dinheiro ia”, explicou o delegado.

Foram cumpridos 35 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Goiás, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de sequestro de bens imóveis e semoventes, a nas cidades de Formosa/GO, Mineiros/GO, Goiânia/GO e no Distrito Federal.

O delegado afirmou que nesta fase da operação não havia motivos até o momento para solicitar prisões. “Não houve prisões porque ainda estamos em uma fase de obtenção de provas, então ainda não temos elementos suficientes para embasar uma prisão. Mas, com o decorrer das investigações, havendo indícios, podemos fazer o pedido”, disse o delegado a reportagem da Sagres 730.

As investigações, que vêm sendo desenvolvidas desde o ano de 2012, são desdobramentos das Operações Trem Pagador, O Recebedor, Tabela Periódica e De Volta aos Trilhos. Nessas fases já deflagradas, ficou constatada pela Polícia Federal a prática dos crimes de corrupção, desvios de recursos públicos, fraudes a licitações, dentre outros, havendo apontamento de valores desviados, em razão de sobrepreço ou superfaturamento nas obras.

Histórico da Ferrovia

A Ferrovia Norte Sul começou a ser projetada ainda no período Imperial no Brasil, na época de Dom Pedro II, a partir de um plano denominado Paula Cândido. A via faria a ligação ferroviária entre as regiões Norte e Centro Sul do Brasil, sendo um projeto de integração nacional. Efetivamente a Norte Sul começou a ser construída quase 100 anos depois, em 1987 na gestão de José Sarney.

A via férrea foi projetada para ligar Anápolis em Goiás a Açailândia no Maranhão, fazendo a ligação com o corredor do Minério na Estrada de Ferro Carajás. De Palmas a Acailândia, trens circulam normalmente, mas em Goiás ainda não, por questões relativas a concessão. Na década passada foi projetada a extensão da Ferrovia Norte Sul entre Anápolis e Estrela do Oeste em São Paulo, mas as obras estão paradas. As obras de construção da Ferrovia sempre foram relacionadas com denúncias de corrupção.