Quais são os indicadores de desenvolvimento de uma cidade? Alguns estudos sempre apontam para a mesma direção: a transparência! Nas eleições de 2018 a tecnologia está esgotando a televisão e trazendo a decisão dos eleitores para as redes sociais. Dados abertos, tecnologia, isso tudo corresponde ao mesmo ecossistema: o da transparência!

Parece que a democracia ainda será bastante influenciada pela tecnologia. As eleições estão sendo evidenciadas mais pelo bom uso da tecnologia do que pelo uso do dinheiro, essas são algumas das mudanças previstas para o futuro democrático. No entanto, transparência ainda será o leme a ser seguido. É importante fazer o uso ético de algumas tecnologias, abrir os dados. Vimos nos últimos tempos a criação de um sistema de fabricação de notícias falsas.

Entendam, isso não é um discurso anti-tecnologia, pelo contrário, é um discurso que evidencia a importância de como é preciso utilizar-se da tecnologia com comprometimento ético. Os partidos precisam definir e apresentar a sociedade quais os usos da tecnologia foram feitos, respeitando as novas legislações, como as de crownfounding, por exemplo.

Por outro lado, o uso do whatsapp está aparentando ser o que mais influi no processo, embora seja o menos acessível de monitoramento. Isto serve de laboratório para que depois discutamos como as eleições lidam e lidaram com tantos recursos novos e potentes.

Abordagens educacionais, educação cívica, uma cultura de leitura múltipla, isso tudo a tecnologia pode nos ajudar a disseminar, mas o caminho é desafiador ainda. É preciso um grande esforço na checagem dos fatos, e no caso do usuário, se a pessoa possui um plano de dados limitado, ela não se dará ao trabalho de verificação.

Por isso, muito cuidado! A última semana será bombardeada por notícias e informações falsas. O fundamental é estarmos atentos nos planos de governos e nas propostas viáveis e coerentes, e isso tudo está disponível nos sites e nas redes de cada candidato e candidata.

Mesmo com os novos tempos, política ainda deve ser instrumento de luta, transformação, mudança e, é claro, transparência!

Jacqueline Vieira é professora, gestora pública e ambientalista