O governador em exercício do estado de Goiás e o candidato a prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB) sofreram um atentando enquanto realizavam carreta nesta quarta-feira (28), em Itumbiara.

Segundo informações do Hospital Municipal de Itumbiara, José Gomes morreu após ter levado um tiro na cabeça. José Eliton levou dois tiros (um na região do abdomên e outro no torax) e passou por uma cirurgia de emergência no Hospital de Itumbiara. O vice-governador foi transportado para Goiânia, onde passa por nova cirurgia.

O advogado da prefeitura de Itumbiara Celio Rezende também foi baleado e transferido para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage Siqueira (Hugol), assim como José Eliton.

O autor dos tiros, identificado pela polícia como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, auxiiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara, foi morto (dentro de um carro com placa de Curitiba-PR) após troca de tiros com o policiamento que fazia a segurança. O Cabo Vanilson Pereira morreu ao tentar impedir o atentado.

Em nota, o governador de Goiás classificou o ataque como um “ato de barbárie”.

O senador Aécio Neves (PSDB), presidente nacional do partido, afirmou que o partido entrou em contato com o Ministério da Justiça para esclarecer o crime. “Já fizemos contato com o ministério da justiça que está tomando todas as providências necessárias ao rápido esclarecimento desse crime hediondo. É inaceitável que em pleno século XXI a barbárie e a pistolagem continuem a existir no cenário político brasileiro.

O senador Ronaldo Caiado (DEM) também se manifestou por meio de nota sobre a tragédia. “É com profunda tristeza, consternação e indignação que recebo a notícia desse crime bárbaro que chocou todos os goianos. Nesse momento de dor, nossas orações vão para o falecido ex-prefeito José Gomes, e também para o cabo da PM Vanilson Rodrigues. E peço a Deus que conforte os corações de seus familiares. Tenho plena fé que José Eliton irá se recuperar e em breve estará de volta ao convívio de sua  família. É uma tragédia que choca a todos nós goianos.Líder do Democratas no Senado Federal, senador Ronaldo Caiado”

Assim como Caiado, o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), prestou solidariedade as famílias das vítimas e lamentou o ocorrido. “É com consternação que recebo a notícia do atentado ao vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, José Eliton, e ao ex-deputado e candidato a prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha, que resultou na morte deste e do policial militar Vanilson João Pereira, segurança de Eliton. Levo meus pêsames à família e aos amigos de José Gomes e Vanilson e o desejo de uma recuperação rápida ao vice-governador José Eliton.”

Em nota o Hospital Municipal de Itumbiara informou que o estado de saúde do vice-governdor é estável.