Se a derrota para o lanterna do Goianão deixou má impressão na última segunda-feira, tudo foi apagado nesta quinta. O Goiás recuperou o espírito que o levou à final da Copa Sul-Americana no ano passado, principalmente nas partidas fora de casa, e goleou a Ponte Preta por 3 a 0, em pleno Moisés Lucaelli, em Campinas. Com o resultado, o time esmeraldino já está classificado para as oitavas-de-final da competição, e agora é a única equipe goiana da Copa do Brasil.

Guto, com dois gols no primeiro tempo, fez 2 a 0. Felipe Amorim fechou o placar no início da segunda etapa. O time alviverde eliminou o jogo de volta com a vitória por mais de dois gols de diferença. Agora o Goiás espera o vencedor de Santa Cruz e São Paulo, que se enfrentaram ontem no Arruda, em Recife, quando o time pernambucano venceu por 1 a 0. O jogo de volta entre os dois tricolores será na próxima quarta-feira (06), no Morumbi.

Agora o time esmeraldino se prepara para o confronto contra o Santa Helena, pela sétima rodada do segundo turno do Goianão, no domingo (03), às 16h, no domingo.

Guto faz dois

A Ponte Preta só se sentiu em casa nos primeiros minutos de jogo. A macaca iniciou a partida com mais vontade, e era a equipe que arriscava mais. Mas esse panorama só durou até o décimo minuto do jogo. Na primeira vez em que o Goiás chegou ao ataque, Oziel trabalhou pela direita e passou para Felipe Amorim que, com um lindo toque de letra, acionou Guto dentro da área. O substituto de Hugo anunciou a grande noite que teria com o primeiro gol do jogo.

Ele dominou e tocou no canto de Bruno, abrindo o placar. A Ponte Preta ainda tinha o controle do jogo, com mais posse de bola, mas sem assustar o gol de Harlei. Tiago Luís levava perigo nas investidas pela direita, e às vezes tentava o chute. O primeiro lance de perigo da Ponte veio aos 22 minutos, quando Ferron aproveitou cruzamento e Harlei fez linda defesa. No rebote, Eduardo Arroz tentou, mas perdeu o gol.

O Goiás priorizava mais a marcação, e se posicionava bem, dificultando a vida dos atacantes da equipe de Campinas. Entretanto, o time esmeraldino era forte nos contra-ataques, e aos 30 minutos conseguiu aproveitar um deles. Felipe Amorim avançou na velocidade e, quando se preparava para entrar na área ponte-pretana, foi parado com falta por João Paulo. Na cobrança, o artilheiro da noite, Guto, chutou e marcou mais um belo gol.

A partir daí o Goiás ficou ainda mais à vontade na partida, e a Ponte Preta se perdeu ainda mais. O time do técnico Gilson Kleina estava desorganizada em campo, e não conseguia dar sequência aos lances que criava. A equipe goiana quase chegou ao terceiro com Diogo, que aproveitou sobra dentro da área e emendou de esquerda, mas a bola explodiu no travessão.

Felipe Amorim garante classificação

O segundo tempo foi mais lenta. As duas equipes não mostraram a mesma vontade de antes. Tudo porque logo no segundo minuto de bola rolando para a etapa derradeira, o Goiás marcou o terceiro. E em um lance que acabou com qualquer motivação da Ponte Preta. Após uma falha clamorosa do goleiro Bruno, que deixou a bola pingar à sua frente, Felipe Amorim aproveitou a sobra e mandou pro gol.

Com três gols de desvantagem, a Ponte se viu abatida. O Goiás, como era de se esperar, dimiuiu o ritmo. A Ponte tentava encontrar alguma saída, e insistia com as jogadas de Tiago Luís. Aos oito minutos o garoto levou perigo ao gol de Harlei com um arremate, mas a bola foi para fora. Gilson Kleina tentou reverter a situação colocando um terceiro atacante (Ricardo Jesus), mas sem sucessso.

A partir dos 25 minutos, com a entrada de Renan, o alvinegro campineiro cresceu mais na partida, mas já era tarde demais. A Ponte mantinha maior posse de bola, mas errava muitos passes, e quando conseguia chegar à área goiana, esbarrava na eficiência de Harlei, que fez várias boas defesas. Uma delas foi aos 27 minutos, quando Eduardo Arroz arriscou de fora da área. No decorrer da segunda etapa, o Goiás apenas administrou a vantagem, e os donos da casa perceberam que não havia muito o que fazer.

FICHA TÉCNICA: PONTE PRETA 0 X 3 GOIÁS

Competição / Fase: Copa do Brasil / 2ª Fase
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Data: 31/03/2011
Horário: 19h30
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Ederval Lodetti (SC) e Neusa Inês Back (SC)

PONTE PRETA: Bruno; Eduardo Arroz, Leandro Silva, Ferron e João Paulo (Charles); Josimar (Ricardo Jesus), Mancuso, Gil e Valber; Tiago Luís e Márcio Diogo (Renan)
Técnico: Gilson Kleina

GOIÁS: Harlei; Rafael Toloi, Marcão, Ernando; Oziel, Carlos Alberto (Amaral), Zé Antônio, Marcelo Costa (Robert) e Diogo; Felipe Amorim e Guto
Técnico: Artur Neto

Gols: Guto 10′ 1ºT e 31′ 1ºT, Felipe Amorim 2′ 2ºT (Goiás)

Cartão amarelo: Gil, João Paulo, Ricardo Jesus, Leandro Silva, Eduardo Arroz (Ponte Preta)

Público pagante: 3085
Renda: R$ 21540,00