A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) constatou, neste final de semana, a transmissão comunitária da variante Ômicron da Covid-19. De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira (27), foram identificados 18 novos casos da linhagem, o que totaliza 22 registros em moradores da cidade.

Leia também: Aumento no número de casos da gripe H3N2 preocupa autoridades de saúde

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, informou que, dentre os 22 pacientes, pessoas de 17 a 82 anos, 11 já tiveram alta e 11 estão em isolamento domiciliar. Além disso, somente um paciente precisou ser internado, um homem de 50 anos, diabético, que ficou cinco dias em uma enfermaria, mas já teve alta médica.

De acordo com o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a “transmissão comunitária existe quando há casos de transmissão do vírus na população entre pessoas que não estiveram nos países com registro da doença nem tiveram contato com quem esteve”. Em Aparecida, há um caso nessas condições e outros quatro sob investigação.

Ômicron

Conforme o Ministério da Saúde (MS), há comprovação científica de que a variante Ômicron tem maior transmissibilidade do que as outras variantes já identificadas. Entretanto, ainda não se sabe sobre a sua gravidade e a eficiência da vacina contra a variante.

Leia também: Gripe ou covid-19? Especialistas ressaltam importância da testagem

Em Aparecida, o exame RT-PCR para teste de Covid-19 é realizado no Centro de Especialidades e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida, ou pelo telefone 0800-646-1590, ou encaminhamento médico.

Leia mais: