Direto de Baku, Azerbaijão | O presidente da Argentina, Javier Milei, ordenou a retirada da delegação argentina da Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP 29), em Baku, Azerbaijão. Segundo informações do Clarín, Milei tomou essa decisão como parte de sua oposição às políticas globais sobre mudanças climáticas, atitude que lembra a de líderes como Donald Trump, que já manifestaram ceticismo em relação à crise ambiental e às iniciativas internacionais de mitigação.

A ordem ocorre enquanto Milei está em visita aos Estados Unidos, onde se encontrará com Trump, seu aliado ideológico. Em entrevistas anteriores, o presidente argentino criticou as medidas contra as mudanças climáticas, chamando-as de “falácia”. A retirada da delegação argentina gerou controvérsia entre setores diplomáticos e ambientais que veem a participação do país nas negociações climáticas como essencial.

A decisão de Milei marca um afastamento claro do governo argentino em relação a compromissos anteriores sobre clima e reflete seu projeto político voltado à redução do papel do Estado e ao apoio a uma economia mais liberal. Observadores destacam que a postura do novo presidente argentino pode influenciar a posição de outros países sul-americanos e criar tensões com líderes globais engajados no combate às mudanças climáticas.

Ao Guardian, a subsecretária de meio ambiente da Argentina, Ana Lamas, chefe da delegação do país em Baku, afirmou que o Ministério das Relações Exteriores instruiu os negociadores a deixar a COP29, sem detalhes sobre justificativas. “É verdade. É tudo o que posso dizer agora”, afirmou.

Em busca de financiamento, os países da América Latina e Caribe estão buscando a aprovação de que possam converter os juros das dívidas públicas externas em investimentos em estruturas adequadas e resilientes às mudanças climáticas. Equador e Colômbia são os principais defensores desta ideia.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima