Previsíveis, os ‘compadres’ Brasil e Portugal se enfrentaram no estádio Moses Mabhida, em Duban e não mexeram no placar. O resultado garantiu a liderança do Grupo G aos brasileiros que terminaram a primeira fase com sete pontos e a melhor campanha. Enquanto isso, os portugueses, que foram a cinco, também garantam vaga nas oitavas de final.
Com o resultado e a colocação, o Brasil jogará as oitavas de final na segunda-feira (28), contra o 2º colocado do Grupo H. A partida será realizada em Joanesburgo. Já os portugueses, jogarão contra o 1º colocado do Grupo H, na Cidade do Cabo. Chile, Suíça e Espanha lutam na mesma chave para definir quem pegará quem.
O JOGO
O primeiro chute do jogo foi brasileiro. Daniel Alves recebe de Julio Baptista e bate de forte de fora da área à esquerda do gol. A bola quicou e quase enganou o goleiro. O Brasil tinha o domínio da partida, e os portugueses só se defendiam com os cinco zagueiros do time. Assim, os lusos só chegaram até Julio César aos 14min. Na jogada, após cruzamento na área, o camisa um sobe mais que os adversários e tira de soco.
O Brasil se aplicava em dominar o meio campo português. E conseguia. Enquanto isso, nos contra ataques, os lusos aprontavam. Aos 17min, Tiago chuta e manda à esquerda do gol. Aos poucos os brasileiros começaram a atacar mais efetivamente. Aos 23min, Luis Fabiano bateu para o gol e conseguiu um escanteio. Aos 30min, Nilmar completa passe de Luis Fabiano e chuta de canhota. Eduardo espalma e a bola bate no travessão!
Aos 36min, Nilmar volta a brilhar. O atacante recebe na esquerda, domina, aplica chapéu em Ricardo Costa e bate sem deixar a bola cair. A bola vai pra longe. Aos 38min, foi a vez de Luis Fabiano tentar. Só dava Brasil. O camisa 9 sobe para cabecear bola na área e consegue. A bola toca no chão e, em seguida, acerta, de leve, a trave. Daí para frente, nada de mais. Aos 40min, C. Ronaldo ainda tenta, mas bate fraco e não assusta.
2º TEMPO
Logo aos 2min, do segundo tempo, C. Ronaldo aparece no ataque. O melhor do mundo em 2009 desce pela esquerda e rola para trás. Tiago chegaria para marcar, mas a zaga brasileira tira. Portugal estava disposto a vencer. Aos 6min, em cobrança de falta, C. Ronaldo preocupa de novo. Ele cobra falta com força e manda sobre o travessão. Aos 12min, o Brasil chega pela 1ª vez. Na jogada, Daniel Alves recebe, dribla dois marcadores com o corpo e cruza pra área. Luis Fabiano cabeceia fraco e o goleiro pega.
Aos 15min, o Brasil precisou contar com uma arrojada defesa de Júlio Cesar. Não fosse ele, Portugal marcaria o 1º gol depois que C. Ronaldo – sempre ele – puxa contra-ataque, passa por Lúcio, e invade a área. Na jogada, o zagueiro brasileiro ainda se recupera e toca na bola, que vai para o meio da área. Raul Meireles chega de surpresa, chuta, mas o camisa 1 brasileiro consegue triscar e mandar para escanteio. 0 a 0.
Daí para frente cai o rendimento do jogo. Os atacantes do Brasil deixam de incomodar e nem mesmo C. Ronaldo consegue criar bons lances. Aos 31min, ele até que tenta. Fábio Coentrão cruza na área, mas o camisa 7 português bate sobre o gol, sem direção. Aos 37min, Danny tenta de fora da área e também manda por cima de Júlio Cesar. O jogo ia se encaminhando para o 0 a 0.
QUASE!!
Aos 45min, o Brasil ainda chegou, com Daniel Alves. Esperto, ele arrisca chute a gol em jogada pela direita. A bola vai com efeito perto do ângulo do goleiro português. Um minuto depois, Ramires também bate de fora da área, a Jabulani desvia na zaga e vai para o gol. Camisa 1 adversário voou e espalmou. No último lance, Juan quase entrega o resultado. O zagueiro domina errado dentro da área, e a bola sobra para Danny. Julio César sai do gol, dividir e salva.
FICHA TÉCNICA – PORTUGAL 0 X 0 BRASIL
Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban (na África do Sul)
Data: 25 de junho de 2010, sexta-feira
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (México)
Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Hector Vergada (Canadá)
Cartões amarelos: Duda, Tiago, Pepe e Fábio Coentrão (Portugal); Luís Fabiano, Juan e Felipe Melo (Brasil)
PORTUGAL: Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda (Simão Sabrosa); Danny, Pepe (Pedro Mendes), Tiago, Raúl Meireles (Miguel Veloso) e Fábio Coentrão; Cristiano Ronaldo
Técnico: Carlos Queiroz
BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué), Daniel Alves e Júlio Baptista (Ramires); Nilmar e Luís Fabiano (Grafite)
Técnico: Dunga