O Procon Goiás identificou nesta semana mais uma situação de descaso com o consumidor no comércio de combustíveis em Goiânia. Desta vez, o posto autuado fica no Bairro São Francisco, região noroeste da capital. Segundo o órgão, a suspeita é de que o estabelecimento esteja adulterando a mistura da gasolina com etanol.
A lei permite que apenas 27% de etanol seja misturado à gasolina. No entanto, no posto autuado, foi encontrada uma concentração de 42% de álcool, como explica o gerente de Fiscalização do Procon Goiás, Marcos Rosa.
{mp3}Podcasts/2017/setembro/14/tarde/gasolina_01{/mp3}
O percentual da mistura de 25% para 27% foi determinado pelo governo federal em março de 2015. Quanto mais etanol na gasolina, maior o risco de problemas no motor do veículo como corrosão, falhas na bomba de combustível e aumento do consumo, principalmente em modelos mais antigos sem injeção eletrônica.
De acordo com o gerente de fiscalização, o dono do estabelecimento no Bairro São Francisco afirmou aos agentes que a mistura acima do permitido foi feita por engano, por erro de um dos funcionários.
{mp3}Podcasts/2017/setembro/14/tarde/gasolina_02{/mp3}
As bombas de combustível que apresentaram problemas foram interditadas. Marcos Rosa ressalta ainda que o Procon Goiás vai acionar a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) para investigar a possível fraude.
{mp3}Podcasts/2017/setembro/14/tarde/gasolina_03{/mp3}
Com informações do repórter Jerônimo Junio