Aparecida lança o Junho Laranja (Foto: Rodrigo Estrela) 

O prefeito Gustavo Mendanha sancionou nesta quinta-feira (5) a Lei Municipal nº 3.509 de 10 de outubro de 2019 que instituiu o Junho Laranja, mês que será marcado na cidade pela luta das vítimas de queimaduras. A Lei prevê ações para conscientizar sobre a prevenção, divulagação de como fazer os primeiros socorros e capacitação para as categorias profissionais envolvidas no tratamento. Também foi proposto a realização de congressos, exposições, feiras e mostras para aperfeiçoar os tratamentos e desenvolver pesquisas na área.

Segundo o prefeito, a iniciativa de criar a lei partiu da vereadora por Goiânia Cristina Lopes. “ Ela nos sugeriu e então enviamos um Projeto de Lei para a Câmara criando o Junho Laranja, mês temático no qual a Saúde e a Educação, em conjunto com outras pastas, vão abordar esse assunto em uma série de atividades” disse.

Cristina Lopes foi convidada para a reunião na qual Gustavo Mendanha assinou a lei e elogiou a administração da saúde em Aparecida. A vereadora falou sobre a aprovação do projeto na Câmara do município. ”No caso dos queimados, Aparecida está fazendo história porque é a primeira vez que vem do Executivo a autoria de uma Lei do gênero, então é uma honra estar aqui. Nacionalmente, defendo a criação de uma campanha de prevenção como já tivemos nos anos 1970. Casos como o da Boate Kiss não podem ser esquecidos”, afirmou a parlamentar.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães afirmou que Goiás precisa de mais locais de referência no atendimento aos queimados, que atualmente é feito no HUGOL e no Hospital de Queimaduras, os dois localizados na Capital. “Destaco que essa área engloba diversos setores profissionais e deve ser apresentada à sociedade para difundir a cultura da prevenção de acidentes”, disse ele. Cristina concorda com o secretario e pediu ao prefeito e demais autoridades presentes que Aparecida de Goiânia tenha um Centro de Queimados para o município.