O prefeito de Pontalina, Milton Ricardo (Foto: Secom Prefeitura de Pontalina/Facebook)

O prefeito de Pontalina, Milton Ricardo, revogou nesta terça-feira (31) decreto que permitia a reabertura do comércio na cidade. O pedido foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), para evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade. 

“Ele pediu que ajudasse ele. Em Pontalina nós não temos estrutura para, se porventura, alguém adoecer. Não tem como. Não é só Pontalina. Pouquíssimas cidades que têm condição de dar uma estrutura se porventura alguém for acometido desse vírus”, afirma o prefeito, em entrevista à Sagres.

O governador parabenizou o prefeito pela atitude, nas redes sociais. 

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Parabéns também ao prefeito de Pontalina, Milton Ricardo, que também revogou seu decreto que permitia a abertura de lojas na cidade. Obrigado pela compreensão e por pensar primeiramente na saúde de quem vive em sua cidade.</p>&mdash; Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) <a href=”https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1245023540111425537?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 31, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

No entanto, Milton Ricardo diz que a principal preocupação hoje é com a quantidade de pessoas nas agências bancárias da cidade. “Acabei de passar na porta dos bancos, a superlotação é muito grande. É muita gente nos bancos. Acho que o primeiro a fechar tinha que ser os bancos, na minha opinião”, afirma. “Se o banco está aberto, você chega na pessoa, quer que a pessoa fique a dois metros, depois vem outro, entra no meio. Não tem como, é muito difícil”, complementa.

Há uma semana, a Associação Nacional dos Bancos (Asban), divulgou nota informando os novos horários de funcionamento das agências bancárias, que foram instituídos “novos protocolos de limpeza das agências, com intensa higienização especialmente dos locais com maior contato das pessoas, como maçanetas, balcões, botões de elevadores e superfície dos caixas eletrônicos, e fornecimento de álcool em gel” e qe “os atendimentos presenciais obedecerão a recomendação de distância mínima”.

Pontalina, que fica a 130 quilômetros de Goiânia, na região sul do estado, ainda não possui nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Barreiras haviam sido instaladas para evitar a entrada no município, mas o Ministério Público determinou a retirada do bloqueio. Milton Ricardo, no entanto, diz que a interdição pode ser restabelecida, caso avalie que seja necessário. 

“Por determinação do Ministério Público, a gente retirou as barreiras, mas podem voltar a qualquer momento. Se a gente perceber que está excedendo o fluxo de carros, tem pessoas monitorando aqui”, conclui.

Acreúna

Outro município que revogou decreto de reabertura do comércio foi Acreúna, na região sudoeste. O prefeito Edmar Neto disse que também conversou com o governador antes de tomar a decisão de voltar atrás na determinação. 

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Conversei há pouco com o prefeito de Acreúna, Edmar Alves, que entendeu 100% a gravidade do coronavírus e resolveu revogar seu decreto. Parabéns por pensar na saúde dos seus cidadãos. Que essa compreensão chegue a todos. Parabéns, prefeito. <a href=”https://t.co/j6eOocrRnl”>https://t.co/j6eOocrRnl</a></p>&mdash; Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) <a href=”https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1245017892262944768?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 31, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença