O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou na tarde desta sexta-feira (1º) a desobrigação do uso de máscara contra a Covid-19 em ambientes fechados em Goiânia. No início de março, o gestor municipal já havia flexibilizado o uso da proteção em locais abertos e sem aglomeração.

”Estamos assinando neste momento o decreto que altera a situação de emergência para o uso de máscara. Iremos publicar o decreto no Diário Oficial e aí poderemos então, mais tarde, já tirar as máscaras em ambientes abertos e fechados. Estamos controlando muito bem a nossa saúde municipal”, disse o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais, já retirando a proteção do rosto.

Segundo a Prefeitura, a liberação ocorre em meio à queda na taxa de transmissão do coronavírus no município, e ao avanço da vacinação. Atualmente, Goiânia tem 84,3%% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 77,1% com a segunda dose, e 34% com a dose de reforço.

O decreto acompanha nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atualiza a situação epidemiológica no município, e indica redução significativa de casos de Covid-19, na capital.

Uso de máscara

De acordo com o documento, os equipamentos de proteção facial permanecem recomendados para pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, que não se vacinaram, ou que apresentem sintomas de síndrome gripal.

O uso de máscara é aconselhado, também, em locais que possuem maior risco de transmissão do vírus, como espaços com aglomerações, onde não seja possível manter o distanciamento social.

O decreto com a flexibilização do uso de máscaras em locais fechados foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (1º). Confira o documento a seguir