O Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, lança nesta terça-feira, (08), a obra de construção do Eixo Universitário, o primeiro de uma série de 14 corredores que ao todo somam 102 quilômetros de vias preferenciais para o transporte coletivo. O lançamento da obra será no pátio da Catedral Metropolitana, às 9 h.

TV 730: Vídeo explica a implantação do Corredor Universitário

Nesse primeiro corredor a ser implantado pela prefeitura, e que faz a ligação da Praça Cívica até a Praça da Bíblia, haverá faixa preferencial para ônibus, uma ciclovia, área de convivência e calçadas com modelo que oferece mais acessibilidade. Para o serviço de transporte a vantagem está na redução do tempo de viagem dos ônibus que poderá passar de 8 km/hora para 15 km/hora. Por esse corredor passam por dia 12 linhas do sistema, com uma frequência de 59 ônibus por hora e 50 mil passageiros/dia.

Com o corredor em funcionamento a Prefeitura de Goiânia espera promover as seguintes soluções: eliminar os estacionamentos; reduzir de pontos de conflito; instalar nova sinalização viária, adequar os semáforos, melhorar os pontos de embarque e desembarque; o pavimento das pistas de rolagem e por fim a implantar um sistema eletrônico de fiscalização que funcionará em tempo real.

Com 2,5 quilômetros de extensão o Eixo tem início na Rua 10, passa pela Praça Universitária, Avenida Universitária, Rua 261 e Rua 256. A obra de construção do corredor Universitário está estimada em R$ 3 milhões, recurso do município já aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur) e que será repassado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU). A obra to será executada de forma conjunta por pastas da administração municipal, sob a coordenação da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos.

Fonte: Prefeitura de Goiânia