Comércio na Vila Canaã (Foto: Arquivo/ Sagres On)

O novo decreto de quarentena do governo de Goiás autorizou a flexibilização para os municípios das medidas de isolamento social. Com isso os prefeitos iniciaram a emissão de comunicados. Em Goiânia, o prefeito Iris Rezende informou que vai seguir, na íntegra, as determinações do Estado. De acordo com comunicado divulgado pelo prefeito, o momento é de focar na preservação da saúde e manter o funcionamento de serviços essenciais com união de forças para o enfrentamento com responsabilidade da crise. A capital de Goiás já registrou 240 casos de contaminação pelo novo coronavírus e 10 mortes.

Em Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha prorrogou na segunda-feira (20) uma portaria que mantém boa parte do comércio fechado. No entanto, informou que vai permitir a reabertura de cerca de 80% do setor a partir do próximo dia 28. Para retomar as atividades, as empresas deverão emitir um novo alvará provisório de funcionamento por meio de uma plataforma digital que será especificada em um novo decreto, que ainda está sendo formulado. Gustavo Mendanha também reiterou que o Aparecida é Show, evento que comemora o aniversário da cidade no mês de maio, foi realmente cancelado. O município registra 15 casos confirmados pela doença e uma morte.

Já em Rio Verde, o prefeito Paulo do Vale autorizou o retorno de parte das atividades econômicas a partir do dia 27. Só continuam fechados shoppings, camelódromos, cinemas, bares e academias. A Tecnoshow, maior feira de tecnologia rural do centro-oeste, que aconteceria no início de abril, ainda aguarda definição se será reagendada ou se foi mesmo cancelada. Rio Verde tem 13 casos confirmados e uma morte por coronavírus.

Em Itumbiara, a decisão do prefeito Zé Antônio foi pela adoção do isolamento vertical, em que só as pessoas do chamado grupo de risco devem permanecer em casa. Itumbiara é principal cidade da divisa entre Goiás e Minas Gerais, e com a medida, acredita-se em um retorno gradual do comércio e indústria. A cidade contabiliza até agora oito casos de coronavírus e nenhuma morte.

No entorno do Distrito Federal, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Fábio Mossoró, já havia permitido, desde o início da semana, a reabertura de estabelecimentos comerciais incluindo o shopping centers, bares e restaurantes. Valparaíso tem sete casos de infecção e uma morte.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença

*Com reportagem de Rafael Bessa