A prefeitura de Goiânia começa a implantar nesta quinta-feira (19) o corredor preferencial para ônibus do transporte coletivo nas Avenidas 85 e S-1, em Goiânia.
Inicialmente, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) criará uma faixa destinada somente ao ônibus, como já acontece na Avenida T-63. Na Avenida S-1 será proibido estacionar, como já acontece em toda a extensão da Avenida 85.
As mudanças mais profundas devem ser realizadas somente no início do próximo ano. A SMT estima que vai concluir as obras no mês de janeiro de 2015.
As principais mudanças serão nos canteiros centrais das avenidas, a proibição de retornos à esquerda, eliminação de um tempo nos semáforos e o fim da ligação da Alameda Ricardo Paranhos com a Avenida Mutirão.
Ganho de tempo
A prefeitura estima que com a implantação do corredor exclusivo, os ônibus diminuirão o tempo de viagem em seis minutos pela manhã e 13 minutos no horário de pico à tarde.
Após a conclusão do corredor da Avenida 85, a prefeitura deve implantar outros nas avenidas T-9, T-7, Independência e 24 de Outubro. As obras serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pacto pela Mobilidade, que destinou R$ 145 milhões à Capital.