Contrato com o Hospital Oftalmológico do Município prevê a realização de 200 cirurgias por mês (Foto: Bruno Velasco/Dircom)
O Prefeito de Anápolis, Roberto Naves, asssinou nesta sexta-feira (24), contratro com o Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA) para realizar as cirurgias de catarata, retina, córnea, ptose palpebral, pterígio e outras especialidades. Segundo a administração do município, mais de 700 pessoas que aguardam na fila vão começar a ser operadas de imediato.
O contrato foi assinado no valor de R$ 482.433,00. A Secretaria Municipal de Saúde informou que espera zerar a fila da cirurgia de catarata em pouco mais de três meses, já que são previstas 500 operações e existem 468 pacientes aguardando. A fila é organizada por critérios como gravidade, equidade e temporalidade e o processo é acompanhado pelo Ministério Público. Segundo a Prefeitura, serão realizadas 750 cirurgias e a previsão é que sejam feitas 200 por mês.
O diretor-presidente do HOA, o médico Augusto Pereira, afirmou que em todo o mundo existem cerca de 20 milhões de pessoas que são cegas por causa da catarata e outras doenças oftalmológicas que podem ser tratadas e evitadas. O prefeito Roberto Naves celebrou a assinatura do contrato e disse que a parceria coloca “fim a um problema crônico que se arrastava por anos”.