A secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia iniciou o período de matrículas para o ano letivo de 2021. A primeira etapa, que segue aberta até a próxima sexta-feira (11) é voltada aos interessados em vagas do 1° ao 9° do Ensino Fundamental, nos períodos matutino ou vespertino, e de 1º ao 5º nas Escolas Municipais de Educação Integral (Emei).

A rede pública de ensino de Aparecida ofertará para este próximo ano letivo cerca de 6 mil vagas para o Ensino Fundamental. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pelo site aparecida.go.gov.br ou pelo aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado na loja virtual Play Store.

O titular da pasta de Educação, Wanderlan Renovato, falou sobre os desafios da Educação de Aparecida para o ano de 2021. “Para o ano letivo, mesmo em ano de pandemia e de aulas não presenciais, estamos entregando também uniformes e materiais escolares, bem como livros didáticos e literários para todas as unidades da nossa rede. Durante a pandemia, mantivemos as aulas pelo regime não presencial e entregamos várias rodadas de cestas de alimentos. Em 2021, nosso desafio é reduzir o déficit das vagas de Cmeis com o início da construção de 11 novas unidades em diferentes regiões da cidade e retornar às aulas presenciais, quando houver o aval das autoridades em saúde do Estado e do Município”.

Cmeis e EJA

Na próxima semana, de 14 a 18 de dezembro, a pasta realizará a segunda etapa de matrículas, quando serão recebidas inscrições somente para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), para turmas do berçário à pré-escola e para os Agrupamentos IV e V, que serão ofertados nas Escolas Municipais de período parcial, em turnos do matutino ou do vespertino.

Já as inscrições para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não serão realizadas pelo site, mas seguirão abertas nas escolas e sem data prevista de encerramento. No momento, a modalidade EJA 1, que envolve conteúdos de 1º ao 5º ano, é oferecida na Escola Municipal Camila Scaliz, Setor Expansul, e na Escola Municipal Mônica Tomaz, Bairro Independência.

De acordo com o setor de matrículas da Secretaria de Educação, as turmas são montadas de acordo com a demanda identificada em cada região escolar e os interessados devem procurar a unidade educacional mais próxima de sua residência.

Inscrições

Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem ter em mãos os seguintes dados da criança: endereço completo com CEP, número da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou CPF (preferencialmente). Além disso, devem informar o nome da mãe e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, informar o número do cartão do benefício.

Pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que necessitarem de auxílio para fazer a inscrição no sistema podem procurar as secretarias das unidades escolares no horário regular de funcionamento da rede (7h às 11h30 e 13h às 17h), onde serão auxiliadas a efetuar a inscrição. Para isso, é necessário ter em mãos toda a documentação mencionada nesta matéria.

No ato da inscrição, o sistema de matrículas da Secretaria de Educação informará se a vaga solicitada foi disponibilizada ou se foi encaminhada ao Cadastro de Reserva. Se confirmada a disponibilidade da vaga, os pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar selecionada até 18 de dezembro, portando cópias simples dos documentos informados no ato da inscrição, junto com os documentos originais, para efetivar a matrícula. Dúvidas sobre qualquer etapa do processo poderão ser sanadas pelo telefone da Central de Matrículas, no número 3545-5949.